+


Fábula: "O Cão e o Osso" - Desenho Livre

Essa atividade educativa sobre a fábula “O Cão e o Osso” é uma excelente oportunidade de despertar nas crianças o interesse e o gosto pela literatura, além de desenvolver habilidades como expressão oral, corporal, criatividade e motricidade. Pais e professores(as) podem utilizar essa atividade com a criança pois é lúdica e muito instrutiva.

Fábula:

Sugestões de Trabalho

  • Disponha as crianças na sala de maneira bem confortável para a leitura da fábula. Fale um pouco sobre a fábula escolhida “O Cão e o Osso” e peça para as crianças ouvirem com muita atenção para depois podermos conversar sobre o que cada uma entendeu. Leia a fábula para as crianças caprichando na interpretação”. Você poderá encontrar a fábula na íntegra aqui: “Fábula - O Cão e o Osso” .
  • Após a leitura, converse com as crianças sobre o que elas entenderam da história. Aos poucos, vá pedindo para as crianças recontarem cada parte da história. Pergunte: o que aconteceu primeiro? E depois? E porquê? E assim…vá reconstruindo a fábula com as crianças. Estimule a reflexão nas crianças sobre o ensinamento da fábula. Fale sobre sentimentos humanos como ganância, cobiça, querer sempre mais, não valorizar o que tem e etc.
  • Introduza a atividade proposta para as crianças. Peça para as crianças desenharem e pintarem o que quiserem sobre a fábula “O Cão e o Osso”. Quando todas tiverem terminado, peça que cada criança mostre seu desenho e explique seu desenho para os colegas.
  • Converse com as crianças sobre o animal Cachorro. Quem tem cachorro de estimação? O que o cachorro gosta de comer? Faça uma relação com o cão da história dizendo que na história o cão gostava de osso pois estava com um osso na boca, proponha uma brincadeira com as crianças, onde elas terão de dizer o que mais o cachorro poderia ter na boca que não fosse o osso. Ao final, distribua massinhas de modelar e estimule as crianças criarem formas de cachorro, ossos e outras comidinhas favoritas desse tão querido animal.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG01 Corpo, Gestos e Movimentos Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF05 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
Linguagem oral e Escrita Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
Linguagem oral e Escrita Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas etc.
Natureza e Sociedade Contato com pequenos animais e plantas.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
Natureza e Sociedade Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.
Natureza e Sociedade Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.

Comentários

X