(+01) 112 345 6789
+


Fábula: O Leão e o Ratinho - Desenho livre

Essa atividade educativa da fábula O Leão e o Ratinho - Desenho livre possibilita o desenvolvimento de várias habilidades nas crianças como ouvir, compreender e reproduzir narrativas, além de desenvolver a interpretação, a criatividade e a imaginação. Por ser uma atividade lúdica e muito divertida, pais e educadores(as) podem utilizar essa atividade com as crianças.

Fábula: O Leão e o Ratinho - Desenho livre - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Disponha as crianças em círculo e informe que hoje vocês farão a leitura de uma fábula. Explique que as fábulas são narrativas curtas que sempre nos transmitem uma lição de moral e um ensinamento de vida. Escreva o título da fábula na lousa: “O Leão e o Ratinho” e leia a fábula para as crianças com muita alegria. Você poderá encontrar a fábula no link "Fábula: O Leão e o Ratinho".
  • Após a leitura, pergunte para as crianças o que elas entenderam. Aos poucos, vá recontando a fábula com a ajuda das crianças. Você poderá também levar as crianças para a sala de vídeo e passar esse desenho para ilustrar a fábula: "O Leão e o Rato".
  • Faça uma reflexão com as crianças sobre o ensinamento da fábula. Deixe primeiro as crianças falarem e depois fale sobre dar valor a toda forma de vida, até as mais pequenas e que gentileza gera gentileza e uma boa ação ganha outra.
  • Você pode também aproveitar essa fábula e trabalhar conceitos de grandezas matemáticas como grande e pequeno, maior e menor, usando até mesmo o leão e o ratinho como exemplos.
  • Apresente a atividade proposta para as crianças. Peça para as crianças desenharem a fábula e depois pintarem o desenho, deixando tudo bem bonito!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF04 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Artes Visuais Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
Artes Visuais Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
Linguagem oral e Escrita Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

Comentários

X