(+01) 112 345 6789
+


FELIZ PÁSCOA – ESCRITA E PINTURA

A proposta da atividade educativa “Feliz Páscoa – Escrita e Pintura” para crianças em idade de educação infantil é trabalhar com a criança o tema “Páscoa”. O principal objetivo é mostrar para as crianças que a Páscoa não é apenas um feriado legal onde ganhamos chocolate, mas sim, uma data comemorativa cheia de significado que nos leva a refletir sobre a renovação da vida, sobre o amor e a gratidão! Além desses conceitos, o trabalho com essa atividade também possibilita a confecção, por parte dos alunos, de um cartão de Feliz Páscoa que poderá ser entregue para a família, onde eles farão a pintura de um coelho e também o contorno das letras da frase “Feliz Páscoa”. Habilidades como expressão artística, letramento e coordenação motora também são estimuladas com essa atividade educativa.

FELIZ PÁSCOA – ESCRITA E PINTURA - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Faça uma roda de conversa com as crianças. Pergunte o que elas sabem sobre a Páscoa. Como cada família comemora a Páscoa e o que elas mais gostam da Páscoa. Ensine para as crianças que a Páscoa é um feriado cristão e sua palavra significa passagem e comemora a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida. Um dos símbolos da Páscoa é o coelho pois antigamente no Egito, o coelho simbolizava o nascimento e mais antigamente os povos diziam que o coelho era o símbolo da lua, e, como a Páscoa era celebrada no primeiro domingo após a lua cheia, o coelho acabou como símbolo da Páscoa. Também por se reproduzirem muito e em grande número, o que tem tudo a ver com a mensagem da Páscoa: nascer para uma nova vida! E quanto ao ovo de Páscoa, outro símbolo da Páscoa, este representa o início da vida. Por tudo isso dizemos que a Páscoa é um momento de reflexão, uma data comemorativa que celebra a vida, a renovação, o amor e a gratidão!
  • Mostre algumas músicas da Páscoa para as crianças. Aproveite o momento e cante e dance com elas, criando coreografias das músicas de Páscoa. Em nosso blog você encontrará muitas "Músicas infantis para trabalhar as crianças na Páscoa."
  • Entregue massinhas de modelar e peça para as crianças criarem uma escultura com o tema “Páscoa”. Dê ideias para as crianças e diga que elas poderão criar ovos de Páscoa, Coelhos ou outra coisa que as faça lembrar da Páscoa. Quando todas tiverem terminado, peça para cada criança apresentar seu trabalho e falar um pouco sobre ele.
  • Entregue a atividade educativa para as crianças. Entregue para cada criança sua folha e leia o enunciado da atividade para elas. Fale que faremos um cartão de “Feliz Páscoa” para entregarmos para nossa família. Explique que elas deverão pintar a imagem do coelho e depois colar algodão nas orelhas dele. Em seguida, deverão usar lápis de cor ou giz de cera da cor de sua preferência e contornar as letrinhas que formam a frase “Feliz Páscoa”. Diga que elas deverão pintar e decorar o cartão com muito capricho! Depois de pronto, você pode fazer uma exposição na parede da sala e na hora de ir embora, cada criança pode pegar o seu cartão para entregar para sua família.
  • Faça uma dinâmica com as crianças. No pátio, na sala de aula ou na quadra da escola, reúna as crianças e brinque com elas de “Coelhinho Sai da Toca”. Você poderá encontrar em nosso blog toda a orientação para a dinâmica "Coelhinho Sai da Toca." , o que tornará mais fácil sua aplicação com as crianças. Com certeza os pequenos irão adorar!!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
Natureza e Sociedade Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

Comentários

X