(+01) 112 345 6789
+


Formas Geométricas - Retângulo

Essa atividade educativa tem como intuito principal possibilitar a criança a identificar e nomear as formas geométricas, mais precisamente o retângulo. Além disso, ela também possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e criativo da criança através do desenho livre e expressão artística.

Formas Geométricas - Retângulo - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Explique para os pequenos, de maneira bem simples, o conceito das formas geométricas. Fale para as crianças sobre as formas geométricas básicas: o círculo, o triângulo, o retângulo e o quadrado. Leia para as crianças esse poema Poema – “Rimas com as Formas Geométricas”. Informe que existem muitas formas geométricas e que elas estão presentes no nosso dia a dia no formato das casas, dos objetos, dos brinquedos e mostre a elas essas formas usando exemplos existentes na sala de aula como a lousa, a porta, os murais, os cadernos, entre outros.
  • Trabalhar o conceito de retângulo de maneira lúdica utilizando experiências concretas também é fundamental. Brinque com blocos de montar. Entregue livros e revistas para as crianças e peça para que elas folheiem e encontrem a figura do retângulo. Quando encontrarem, deverão mostrar para os colegas, um de cada vez. Vá dando exemplos encontrados no dia a dia e ouvindo os exemplos das crianças.
  • Apresente para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Explique que a partir do retângulo desenhado na folha cada um deverá criar seu desenho e logo em seguida pintá-lo para que ele fique bem caprichado! Ajude as crianças que estiverem com dificuldade a exercitar sua imaginação, dê exemplos variados de possibilidades de desenhos a serem realizados. Ao final, faça uma exposição onde cada criança apresentará a sua criação.
  • Utilize brincadeiras para aprendizagem das crianças. Você pode brincar de “amarelinha” ao ar livre ou até mesmo dominó. Chame atenção das crianças para o formato do dominó e do riscado da amarelinha. Dessa maneira, a criança vai entendendo e internalizando o conceito do retângulo ao mesmo tempo em que desenvolve sua motricidade.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Matemática Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X