(+01) 112 345 6789
+


Formas Geométricas - Triângulo

Nessa atividade educativa a criança entra em contato com as formas geométricas, mais especificamente o triângulo. O desenvolvimento dessa atividade possibilita o reconhecimento das formas geométricas através de situações em que a criança pode aprender, fazer observações e levantar hipóteses, além de exercitar também sua motricidade e criatividade.

Formas Geométricas - Triângulo - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Comece explicando sobre as formas geométricas. Diga que as formas são formatos de coisas que estão presentes no nosso dia a dia. Fale com as crianças sobre as principais formas geométricas: o círculo, o triângulo, o retângulo e o quadrado. Diga que existem muitas formas geométricas e mostre a elas essas formas usando exemplos da sala de aula: a lousa, a carteira, a porta, etc...
  • Desenhe um triângulo na lousa. Fale para os alunos que hoje aprenderemos sobre o triângulo. Explique que o triângulo é uma forma geométrica de 3 pontas, mostre as pontas para os alunos usando o desenho da lousa. Distribua três canudinhos para cada criança e proponha que elas formem um triângulo com esse canudinho. Ajude as crianças que não estiverem conseguindo.
  • Para ilustrar a explicação do triângulo, coloque para as crianças a música “O meu chapéu tem três pontas – música infantil”, e permita que as crianças ouçam mais de uma vez e cantem todas juntas fazendo a mímica do chapéu no ar. Você pode montar uma simples coreografia e executá-la com as crianças. Será um sucesso!
  • Converse com as crianças sobre objetos que tem a forma de um triângulo. Leve exemplos de figuras e mostre para as crianças como por exemplo: o telhado de uma casa, o chapéu do palhaço, estrela, barquinho, etc. Feito isso, entregue a atividade educativa proposta na ficha e oriente as crianças a criarem o desenho que quiserem usando o triângulo impresso na folha. Ajude cada criança a desempenhar essa tarefa e estimule para que a criatividade flua. Ao final, peça para cada criança colorir sua obra de arte!
  • Usando folhas de jornal velho, confeccione com as crianças um chapéu de dobradura. Estimule que cada criança pinte e decore seu chapéu. Ao final, peça para as crianças desfilarem suas criações, pode ser usando o chapéu ou apenas segurando-o e mostrando para os colegas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Matemática Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X