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As Frutas e os Números - Contagem

Com a atividade educativa “As Frutas e os Números - Contagem” podemos ensinar os números e a contagem para as crianças em idade de Educação Infantil, ao mesmo tempo que mostramos as frutas e falamos sobre importância de uma alimentação saudável. O trabalho com essa atividade também permite o desenvolvimento de habilidades de quantidade, contagem, escrita numérica e a percepção visual. É uma atividade simples e muito instrutiva, que pode ser também saborosa se prepararem no final, uma salada de frutas!!

As Frutas e os Números - Contagem - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Conversar com as crianças sobre as frutas. Pergunte quem gosta de fruta? Qual fruta já comeu? Qual fruta mais gosta e qual não gosta? Enfim...inicie um debate e deixe as crianças falarem e se expressarem livremente. Vá registrando na lousa, o nome das frutas que aparecem na conversa.
  • Das frutas que foram anotadas na lousa, vá perguntando para as crianças quantas gostam de cada uma. Por exemplo: Quem aqui gosta de banana? Quem gosta de maçã? E, de acordo com a resposta das crianças, vá anotando a quantidade na frente de cada fruta.
  • Explique para as crianças que as frutas, além de saborosas, são muito importantes na nossa alimentação pois são ricas em vitaminas. Fale que devemos consumir de três a cinco porções de frutas por dia, podendo ser antes ou durante as refeições. As frutas são alimentos leves e refrescantes que devem fazer parte do nosso dia a dia. Entregue revistas e jornais velhos para as crianças e peça para elas recortarem imagens de frutas que encontrarem. Depois, montem um mural com todos os recortes de frutas das crianças.
  • Para deixar a aula mais lúdica, mostre " Gugudada – A Música das Frutas” para as crianças. Depois de assistir o vídeo, converse com as crianças sobre quais as frutas apareceram no vídeo e se elas gostam daquelas frutas. Pergunte para as crianças a quantidade de cada fruta que apareceu no trem. Se possível, leve algumas frutas em quantidades diferentes, e vá trabalhando com as crianças os números e as quantidades.
  • Inicie o trabalho com a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta e clara para as crianças. Aproveite a oportunidade para falar um pouco com as crianças sobre a importância das frutas para uma alimentação saudável. Explique que as frutas abaixo devem ser contadas e sua quantidade deve ser registrada com seu número ao lado de sua figura. Dê o exemplo da banana para as crianças. Peça para as crianças contarem quantas bananas têm na imagem. Depois explique que é por isso que o número 5, que é a quantidade de bananas, está escrito ao lado da figura da banana. Peça para eles fazerem o mesmo com a laranja, o morando e a uva. Diga que elas deverão contar cada fruta de depois anotar o número no quadrado ao lado da imagem da fruta! Oriente as crianças a contarem com calma e escreverem os números com muita atenção. Fique à disposição para ajudá-las quando precisarem.
  • Entregue massinhas de modelar para as crianças e incentive cada uma a criar sua fruta favorita de massinha! Depois de pronto, peça para cada criança mostrar sua fruta de massinha e falar um pouco sobre ela.
  • Que tal uma salada de frutas com as crianças? Você pode organizar com antecedência. Peça a autorização da coordenação da escola e a ajuda dos responsáveis das crianças. Envie um recado com antecedência para os Responsáveis das crianças enviarem frutas (já deixe a sugestão para cada criança a quantidade e a fruta que deverá trazer. Pode ser banana, maçã, pera, mamão, morango, uva, etc.). Converse com as crianças sobre as frutas e como elas são ricas em vitaminas e importantes para nossa saúde. Leve as crianças até a cozinha da escola e vá pegando as frutas, cortando e servindo para as crianças provarem. Depois converse com as crianças sobre as frutas que elas mais gostaram e a que menos gostaram, pergunte qual fruta tinha mais e qual tinha menos etc. Dessa maneira, você vai reforçando na prática os conteúdos teóricos trabalhados em aula.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

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