+


As frutas e suas sombras

Esta atividade educativa permite que as crianças aprendam a caracterizar e identificar diferentes tipos de frutas, identificar as frutas através das suas sombras, além de aprender sobre a importância das frutas na nossa alimentação. Nesta atividade, as crianças podem recortar cada uma das frutas disponibilizadas e colar sobre sua respectiva sombra, aprendendo assim a identificar e reconhecer padrões. Com este tipo de atividade, pais e professores podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido e proveitoso.

As frutas e suas sombras - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Coloque as crianças em uma roda e converse sobre a importância das frutas na nossa alimentação. Converse sobre as frutas típicas da nossa região, as frutas de cada época do ano e pergunte quais frutas as crianças mais gostam.
  • Utilizando massinha de modelar, brinque com as crianças de modelar a fruta que mais gostam. Nesse momento, chame a atenção para as diferentes formas, texturas, cheiros, cores e sabores das frutas. Você pode fazer uma exposição na sala de aula das frutas confeccionadas. No final, você pode fazer uma exposição na sala de aula das frutas confeccionadas.
  • Mostre para os alunos a atividade proposta na ficha. Converse com as crianças e pergunte quais são as frutas cujas sombras estão representadas. Explique a atividade (colagem das figuras do Anexo 1).
  • Utilize também poemas, rimas, canções, adivinhas e parlendas para explorar o universo das frutas. Como exemplo, você pode cantar com as crianças a música "Salada de Frutas".
  • Proponha o dia da salada de frutas. Prepare uma bandeja com frutas picadas para uma sessão de degustação. A "salada de frutas" pode ser introduzida na rotina semanal. Combine com os pais, por meio de bilhetes, o dia da salada de frutas, para que todas as crianças contribuam, trazendo uma fruta naquele dia.
  • Você pode também confeccionar um mural de frutas predominantes em cada mês do ano. Utilize imagens retiradas de revistas ou mesmo desenhadas e coloridas pelas crianças.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI01EF04 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
EI01ET02 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Música Interpretação de músicas e canções diversas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos.

Comentários

X