+


A Galinha do Vizinho - Cantando e Contando

Essa atividade educativa para crianças em idade de Educação Infantil, propõe o trabalho com os números de 1 a 10 através da cantiga popular “A Galinha do Vizinho”. Nesta atividade, as crianças poderão além de cantar, também aprender de maneira lúdica e divertida sobre os números: contagem, representação gráfica e quantidade que o numeral representa. A criança deverá usar os dedinhos e tinta guache para colorir os ovinhos de acordo com a quantidade solicitada na cantiga, de 1 até chegar no 10. É uma atividade que reforça a aprendizagem dos números, mas também estimula a produção artística, através da utilização da cantiga, da pintura e carimbo com tinta guache. Desenvolve nas crianças habilidades manuais, cognitivas, de conhecimento matemático e artístico.

A Galinha do Vizinho - Cantando e Contando - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva os números na lousa: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 e explique para as crianças que hoje elas aprenderão sobre os números. Explique que elas aprenderão a contar e a associar a grafia do numeral com a quantidade que ele representa. Embaixo do número 10 na lousa, desenhe 10 bolinhas e peça para as crianças contarem as bolinhas com você. Depois convide alguma criança para desenhar 9 bolinhas embaixo do número 9 e assim por diante. Incentive o máximo de crianças possível a participar e ajude-as se necessário.
  • Ilustre sua explicação sobre os números com o vídeo "Ensinando os números para as crianças" e depois de assistirem, converse com as crianças sobre o vídeo. Deixe-as falarem sobre os números.
  • Proponha uma brincadeira. Cada criança deverá escolher um número no pensamento. Na sua vez, ela deverá representar esse número de alguma maneira, sem ser falar nem escrever, para os colegas adivinharem em que número ela pensou. Comece a brincadeira por você para as crianças entenderem como se brinca. Escolha por exemplo o número 4 e mostre para as crianças 4 objetos da sala de aula. Para os colegas adivinharem o número, as crianças podem desenhar na lousa sua quantidade, escolher objetos para representá-lo ou mesmo representar o número com os dedinhos.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Cante com elas a música da “Galinha do Vizinho” e explique o enunciado da atividade para criança. Peça para cada criança molhar a ponta do dedinho na tinta guache amarela e carimbar com a pontinha do dedo com tinta na quantidade de ovinhos solicitada pelo numeral a frente. Vá fazendo com as crianças um numeral por vez.
  • Você pode propor para as crianças uma dança com a cantiga popular " A Galinha do Vizinho". Depois de ensinar a letra para as crianças, combine uma dança onde cada vez que o número é falado todos deverão representá-lo levantando a quantidade de dedinhos daquele número. E quando falar o número 10 todos deverão levantar as duas mãozinhas abertas para cima com muita alegria! Você pode usar esse vídeo "Cantigas de roda – A Galinha do Vizinho" para animar a brincadeira.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Música Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.

Comentários

X