(+01) 112 345 6789
+


Grande e Pequeno - Pintura e Traçado

Essa atividade educativa tem como objetivo ensinar conceitos matemáticos como grandezas e medidas para as crianças em idade pré-escolar. Além de trabalhar especificamente os conceitos de “Grande e Pequeno”, ela também ajuda desenvolver nas crianças habilidades como percepção visual, fazer comparações, observações e expressão oral. Por ser uma atividade interdisciplinar, envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Arte e até (se quiser) Inglês.

Grande e Pequeno - Pintura e Traçado - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Leve para a aula alguns pares de sapatos bem grandes e peça para as crianças tentarem calçá-los. Em contrapartida, tente você calçar o sapato de alguma criança. Pergunte para as crianças por que será que o sapato fica saindo do pé delas. Espere a reposta dos pequenos. No caso das crianças, elas vão perceber que o sapato ficará saindo do pé pois ele é grande para os pés pequenos delas e no seu caso acontecerá o contrário, pois seu pé será grande para o sapato pequeno da criança e não vai caber.
  • Fale que a aula de hoje será sobre os conceitos matemáticos “Grande e Pequeno”. Diga que esses conceitos se referem ao tamanho das coisas.
  • Divida a lousa em duas partes. Em uma das partes escreva GRANDE (inclusive com letras bem grandes) e na outra parte escreva pequeno (de maneira bem pequena mesmo). Peça para as crianças darem exemplos de objetos, animais e coisas que para elas são grandes e vá anotando na lousa na parte escrito GRANDE. Faça o mesmo na parte escrito pequeno.
  • Você pode trabalhar a fábula “A formiga e a pomba”. Leia a fábula para as crianças e depois trabalhe com os conceitos de “grande e pequeno” usando os personagens da história. Você poderá encontrar a fábula na íntegra aqui "Fábula - A Formiga e a Pomba".
  • Introduza a atividade educativa proposta na folha. Fale novamente sobre o conceito de grande e pequeno. Mostre para as crianças os animais desenhados na folha: a pomba, que é um tipo de pássaro, e a formiga, que é um tipo de inseto. Pergunte para as crianças qual é o animal grande e qual é o animal pequeno. Em seguida, oriente a criança a pintar o animal pequeno. Quando terminarem peça que as crianças circulem com giz de cera o animal grande.
  • Para ilustrar, mostre esse vídeo para as crianças "Canção do Grande e Pequeno". Se você quiser deixar a aula interdisciplinar com a disciplina de Inglês, você poderá também explicar para as crianças como se fala grande e pequeno em inglês: Big (grande) e Small (pequeno).

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02EO03 O eu, o outro e o nós Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02EO05 O eu, o outro e o nós Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Natureza e Sociedade Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Matemática Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.

Comentários

X