(+01) 112 345 6789
+


Halloween – Números e Quantidade

A atividade educativa “Halloween – Números e quantidades” tem como objetivo ensinar para as crianças estabelecerem relação entre a quantidade das figuras símbolos do Halloween e sua representação numérica. O trabalho com essa atividade permite que a criança aprenda a estabelecer correspondência um a um entre quantidades, represente quantidades de maneira informal e entenda as noções de mais, menos, quantidades iguais e diferentes. Além do conteúdo citado acima, é possível também trabalhar o tema “Halloween ou dia das Bruxas” através dessa atividade instrutiva e muito divertida.

Halloween – Números e Quantidade - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Conversar sobre as crianças sobre o Halloween ou o Dia das Bruxas como é chamado aqui no Brasil. Pergunte se elas já ouviram falar sobre essa data. Ouça pacientemente a resposta das crianças e então explique que o Halloween é uma data comemorativa que foi originada em outros países e que no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. É uma data aborda o terror, o medo, a espiritualidade e em cada país tem um significado diferente. Mas que é muito importante pois além de divertido, é um momento onde podemos falar e pensar sobre nossos medos e receios.
  • Se for possível, organize uma sessão cinema com as crianças. Providencie a pipoca e assista ao vídeo “ Booba Halloween – Desenho animado para as crianças ”. Depois de assistir o desenho, converse com as crianças sobre o que elas acharam e o que foi visto no desenho. Pergunte para as crianças se no final do desenho quando as bolinhas começaram a sair da cartola, tinha pouca bolinha ou muita bolinha? E depois quando apareceu um repolho, quantos repolhos apareceram? E vá assim introduzindo com as crianças os números e a noção de quantidade.
  • Inicie o trabalho com a atividade educativa proposta na ficha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Explique que as figuras abaixo representam símbolos encontrados no Halloween ou Dia das Bruxas (se ainda não tiver conversado com as crianças sobre essa data comemorativa, esse é o momento) e que nós vamos representar graficamente a quantidade de cada conjunto de figuras. Mostre para as crianças cada conjunto e conte com elas quantas figuras existe em cada conjunto. Diga que elas deverão representar a quantidade de figuras através de um risquinho – para cada figura um risquinho! Oriente as crianças a contarem com calma e fazerem os risquinhos com muita atenção. Faça junto com as crianças um conjunto de figuras e fique à disposição para ajudá-las com o restante.
  • Você pode sugerir também que as crianças representem as quantidades de figuras com os dedinhos das mãos. É só orientar a criança a levantar um dedinho para cada figura que encontrar dentro do conjunto. Como contar com os dedos das mãos. Conte até cinco com os dedos para mostrar como se faz.
  • Faça uma brincadeira com as crianças usando massinha de modelar. Diga para as crianças que você dirá algumas palavras de objetos e elas deverão representar quantos objetos elas estão vendo na sala de aula fazendo bolinhas de massinha. Use objetos que já estão presentes na sala de aula como: janelas, lousa, porta, mesas, alguns brinquedos, etc.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.

Comentários

X