(+01) 112 345 6789
+


Harpa e a Letra “H” – Pintura e Colagem

Iniciar as crianças em idade de Educação Infantil no processo de alfabetização e letramento e prepará-las para o reconhecimento das letras é o principal objetivo dessa atividade educativa da letra “H”. O trabalho com essa atividade possibilita que as crianças aprendam de maneira natural a reconhecerem o som e o traçado da letra “H”, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de coordenação motora fina, expressão artística com a pintura e colagem do traçado da letra e percepção visual. Por ser uma atividade educativa lúdica, pode ser utilizado por pais e/ou educadores (as), para assegurar uma aprendizagem mais motivante para as crianças.

Harpa e a Letra “H” – Pintura e Colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa a letra “H” bem grande e explique para as crianças que a aula de hoje é para reconhecermos a letra “H”. Pronuncie o som da letra “H” de maneira clara e estimule as crianças a falarem com você a letra “H”. Explique para as crianças que a letra se chama “H”, mas sua pronuncia varia de acordo com a letra que a acompanha.
  • Para reforçar sua explicação, mostre esse vídeo para as crianças Aprenda a letra H com o nosso amigo, Heitor. Pergunte para as crianças, quais palavras são ditas no vídeo que começam com a letra “H”. Se necessário, assistam o vídeo novamente. Deixe as crianças falarem livremente. Dê exemplos de outras palavras com a letra "H”: Harpa, helicóptero, hélice, homem, humano, hipopótamo, hiena, hospital, etc. Escreva as palavras na lousa destacando a letra “H”.
  • Leve as crianças para o parque de areia e coloque as crianças sentadas, em roda, e peça para as crianças desenharem a letra “H” na areia. Faça várias vezes esse exercício com as crianças, e se necessário, pegue no dedinho da criança para orientar o traçado.
  • Peça para as crianças desenharem com o dedinho no ar, o traçado da letra “H”. Entregue pedaços de canudinhos e estimule cada criança a criar sua própria letra “H” de canudinho. Fique à disposição das crianças para ajudá-las na criação do traçado da letra.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e converse com a criança, explicando a atividade. Pergunte se as crianças sabem o que é o desenho. Explique para as crianças que a Harpa é um instrumento musical e a palavra harpa começa com a letra “H”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “H”. Depois peça para as crianças pintarem da cor de sua preferência toda a letra “H” e depois de pintarem, estimule as crianças a colarem pedaços de palitos de sorvete sobre o traçado da letra.
  • Se você quiser apresentar melhor o instrumento musical Harpa para as crianças, poderá mostrar esse vídeo The Fountain. Assistindo ao vídeo, elas irão entender melhor como é o instrumento e qual o som que ele faz.
  • Você poderá também construir com a criança um Alfabeto de Parede. No post apresentamos várias sugestões, escolha a sua favorita e confeccione com as crianças. Você pode ir confeccionando aos poucos conforme for ensinando as letrinhas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.

Comentários

X