+


Identificando padrões e cores

Os objetivos dessa atividade educativa, indicada para as crianças da creche, são desenvolver o sentido do olfato, explorar as diferentes características de frutas como cor, textura, formato e cheiro, além de desenvolver a linguagem oral através de rodas de conversa. Nesta atividade, as crianças devem identificar as frutas e as cores, pintando os desenhos parecidos. Você pode utilizar esta atividade educativa em diversas outras situações, de acordo com o assunto abordado, e proporcionar um processo de ensino e aprendizagem mais divertido.

Identificando padrões e cores - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente a atividade proposta na ficha às crianças. Pergunte o nome das frutas que estão ilustradas na folha de atividade, qual sua cor, se já provaram, etc. Incentive-as a expressar suas ideias e opiniões.
  • Organize uma roda de conversa sobre as frutas, explorando características como nome, cor, textura, formato, etc. Explique que as frutas são necessárias para manter a saúde e equilíbrio do nosso corpo. Esclareça que cada fruta tem uma função, assim como os legumes e vegetais, e basicamente servem para o bom funcionamento do nosso organismo e nos proteger de doenças.
  • Disponibilize tinta guache nas cores vermelho e laranja e oriente as crianças a pintarem a maçã e a laranja usando os dedinhos. Lembre-se que elas devem pintar para ficar parecido com o desenho já colorido.
  • Leve para a sala de aula frutas com diferentes aromas como banana, goiaba, mamão, tangerina, maçã, etc. Peça que as crianças, uma de cada vez, sintam o cheiro de cada fruta, observem-as e comparem uma fruta com a outra. Você pode realizar a atividade levando também objetos com diferentes cheiros como sabonete, pasta de dente, perfumes, etc afim de explorar o sentido do olfato. A atividade pode ser realizada também vedando os olhos das crianças.
  • Peça que as crianças façam um desenho da fruta que mais gostam, depois disponibilize tinta, dando opções de cores, e deixe que pintem como quiserem.
  • Trabalhe com músicas infantis como "Salada de Frutas", "A Dança das Frutas", etc.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO03 O eu, o outro e o nós Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI01ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
EI01ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI01ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
EI02EO03 O eu, o outro e o nós Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Música Escuta de obras musicais variadas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X