(+01) 112 345 6789
+


Letra C de forma maiúscula e minúscula

Com esta atividade educativa da letra "C" pontilhada as crianças podem aprender de uma maneira mais divertida. Além de auxiliar na coordenação motora e reconhecimento das letras do alfabeto, também permite a exploração e manipulação de materiais de pintura e obras musicais. Esta atividade lúdica tem como principal objetivo auxiliar o processo de alfabetização e letramento das crianças em idade pré-escolar, podendo ser utilizada por pais e professores como uma estratégia de ensino.

Letra C de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa com letra de forma, em caixa alta e caixa baixa, a letra "C". Reproduza com as crianças os movimentos de traçado da escrita da letra "C" com o dedo no ar, na areia, sobre a carteira, em cartelas de lixa fina, etc. Faça os movimentos de traçado das letras maiúscula e minúscula.
  • Organize as crianças em uma roda e apresente uma história em formato de "sanfona" ou fantoche com imagens relacionadas à letra "c" como carro, cavalo, cachorro, caneta, casa, etc.
  • Proponha às crianças uma brincadeira de adivinhações. Escolha um objeto cujo nome começa com a letra "c" e dê características deste objeto para que as crianças digam do que se trata e a letra com a qual seu nome começa.
  • Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Solicite à elas que passem o dedinho sobre a letra "C" maiúscula e a letra "c" minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Posteriormente, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e peça que cubram as letras tracejadas. Mostre para as crianças a diferença entre o traçado da escrita das letras "C" maiúscula e "c" minúscula.
  • Oriente os alunos pintarem os desenhos do carro e do cavalo que estão ilustrados na folha de atividades, enfatizando que as palavras "carro" e "cavalo" começam com a letra "c". Em seguida, diga que precisam treinar a escrita da letra "C" de forma e, então, oriente as crianças a completar as letras pontilhadas no final da folha de atividades.
  • Organize as crianças em duplas e disponibilize revistas, jornais ou cartilhas para que elas encontrem, recortem e colem palavras que começam com a letra "c".
  • Trabalhe com as crianças a música infantil "A Casa". Confeccione um painel, que pode ser feito de papel cartão, com a letra da música "A Casa" e fixe-o na parede da sala de aula (em um espaço acessível às crianças). Leve também um CD com a música e cante com as crianças. Peça às crianças que ilustrem o poema, desenhando por exemplo uma casa. Em seguida, faça a leitura da letra da música para elas e peça que identifiquem as palavras que começam com a letra "c". Continue conversando com as crianças sobre a música e vá fazendo perguntas como: "Com que letra começa a palavra casa?", "Vamos contar quantas letras tem a palavra casa?", "Vocês conhecem outras palavras que iniciam com esta letra?". Realize a mesma atividade com outras músicas infantis, por exemplo, a música "A Cobra".
  • Você pode aproveitar a música "A Casa" e trabalhar também o conceito de família. As crianças poderão pesquisar com os pais os hábitos da sua família (lazer, alimentação, etc.), os seus dados pessoais e de seus familiares, identificar os tipos de moradia e comparar com a sua, etc. Ainda, em roda de conversa, as crianças poderão nomear as pessoas que fazem parte da sua família.
  • Com a ajuda da turma continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "c".

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Escuta de obras musicais variadas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
X