(+01) 112 345 6789
+


Letra D de forma maiúscula e minúscula

O objetivo desta atividade educativa da letra "D" de forma maiúscula e minúscula é auxiliar no processo de alfabetização e letramento das crianças em idade pré-escolar, além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora. Com esta atividade as crianças têm a oportunidade de aprender as letras do alfabeto de uma maneira mais divertida. Pais e professores podem utilizar essa atividade lúdica como uma estratégia de ensino, proporcionando às crianças um ambiente de ensino aprendizagem mais agradável e estimulante.

Letra D de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa com letra de forma as letras "D" maiúscula e "d" minúscula. Reproduza com as crianças os movimentos de traçado das letras "C" maiúscula e "c" minúscula com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia, em cartelas de lixa fina, etc.
  • Leve para a sala de aula imagens de objetos cujo nome começam com a letra "d" como dado, dinossauro, dedo, dinheiro, diamante, etc. Apresente as imagens às crianças e peça que identifiquem-as. Para cada imagem identificada destaque a letra "d", por exemplo, diga que "dado" começa com a letra "d". Faça isso com todas as imagens.
  • Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Primeiramente, peça que passem o dedinho sobre o pontilhado das letras "D" maiúscula e "d" minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e solicite que cubram as letras tracejadas. Peça que pintem os desenhos do "dinossauro" e do "dado" como quiserem. Não esqueça de destacar novamente que "dinossauro" e "dado" começam com a letra "d".
  • Diga às crianças que agora elas precisam treinar o traçado das letras "D" maiúscula e "d" minúscula e, então, precisam completar as letras pontilhadas no final da folha de atividades.
  • No chão na sala de aula ou em um espaço externo, faça o traçado da letra "D" de forma maiúscula e minúscula com corda ou giz de lousa no chão e peça que as crianças sigam o traçado da letra pisando, andando e batendo palmas, com as mãos na cintura, etc.
  • Peça às crianças que, com a ajuda dos pais e/ou responsáveis, encontrem e recortem de revistas e jornais palavras que começam com a letra "d". Em sala de aula, disponibilize folha de sulfite A4 e peça que colem as palavras que encontraram. Em seguida, se possível, peça que ilustrem alguma das palavras, por exemplo, se alguém encontrou a palavra "dinossauro" peça que desenhem um dinossauro. Ainda, para cada palavra encontrada as crianças podem reescreve-lá utilizando um alfabeto móvel.
  • Trabalhe com a música infantil "Dominó". Disponibilize a letra da música para cada criança ou confeccione um painel com a letra e fixe-o na parede da sala de aula (em um espaço acessível para as crianças) . Leve também um CD com a música e cante com as crianças. Em seguida, faça a leitura da música para a turma e peça que identifiquem as palavras que começam com a letra "d".
  • Continue a construção do "Alfabeto de Parede", inserindo agora a letra "D".

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Escuta de obras musicais variadas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
X