(+01) 112 345 6789
+


A Letra “E” Cursiva - Caligrafia

O objetivo da atividade pedagógica “A Letra “E” Cursiva – Caligrafia” é apresentar para as crianças em idade de Educação Infantil, a letra “E” escrita no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Além da aprendizagem e do treino de um novo formato de grafia da letra “E”, essa atividade também traz a linguagem de sinais, pois ensina como é feita a letra “e” com a mão na linguagem de sinais. Desenvolvimento neuro motor e cognitivo, comunicação, caligrafia e inclusão são possíveis com essa atividade. Por ser uma atividade simples e divertida, pais e educadores podem utilizá-la com as crianças.

A Letra “E” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa, bem grande a letra “E” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Ensine que essa maneira de escrever as letras se chama: letra cursiva. Explique também os conceitos de maiúscula e minúscula para as crianças. Explique quando usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e quando usar a letra minúscula. Reforce que é muito importante aprender e treinar as várias formas de escrita das letras pois além de deixar a letra mais bonita, também desenvolve várias habilidades motoras, e neuro cognitivas primordiais para o desenvolvimento da comunicação.
  • Faça jogo de adivinhação com as crianças. Pergunte: “O que é, o que é? Estou no meio do céu! Resposta: a letra “e” (pois a letra “e” está no meio da palavra céu). Faça a adivinha e espere a resposta das crianças. Dê dicas se necessário. Depois de revelada a resposta. Desenhe a letra “e” na lousa, no formato cursiva, e convide as crianças para desenharem na lousa também. Uma de cada vez.
  • Entregue para as crianças a atividade didática proposta na ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” O elefante tem três e o tigre só tem uma? Espere pela resposta das crianças. Mostre que na folha temos a letra “E” no formato cursiva maiúscula e a letra “e” no formato cursiva minúscula, e temos também a letra “E” em libras, que é a linguagem de sinais. Faça com a mão a letra “E” em libras para as crianças. Ensine o movimento da mão da letra “E” em libras e faça com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “e” cursiva e, em seguida, elas deverão contornar o pontilhado da letra “E” cursiva com lápis ou giz de cera. Depois disso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as sempre que necessário.
  • Instigue a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Se criarem uma letra por vez, agora é a hora de criar a letra “E”.
  • Entregue uma folha sulfite branca e alguns pedaços de barbantes para as crianças. Oriente para cada criança fazer na folha, usando o barbante, a letra “e” no formato cursiva, maiúscula e minúscula. Ajude as crianças e depois de pronto, ajude-as a colarem o barbante em forma de letra “E” na folha.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X