+


Letra E de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade lúdica pontilhada da vogal "E" maiúscula e minúscula tem como objetivo estimular as crianças da educação infantil que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento, além de desenvolver a coordenação motora e prepará-las para a escrita. Com esta atividade educativa, as crianças podem aprender de forma lúdica a reconhecer as letras do alfabeto e treinar a sua escrita, além de colorir desenhos. Este material lúdico pode ser utilizado por pais e professores para proporcionar às crianças em idade pré-escolar um ambiente de ensino aprendizagem mais estimulante.

Letra E de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa com letra de forma a letra "E", em caixa alta e caixa baixa. Reproduza com as crianças o movimento do traçado da letra "E" com o dedo no ar, sobre a mesa, em cartelas de lixa fina, na areia, etc.
  • Apresente uma história em formato de "sanfona" ou um fantoche com imagens relacionadas à vogal "e", por exemplo, elefante, escada, estrela, escova, enxada, esquilo, etc.
  • Apresente a atividade proposta na ficha às crianças. Peça que passem o dedinho sobre as letras "E" maiúscula e "e" minúscula, orientando-as a seguir as setas conforme a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente as crianças a cobrir as letras. Peça que pintem os desenhos do "elefante" e da "estrela" como quiserem.
  • Diga às crianças que para treinar o traçado da vogal "E" precisam completar as letras tracejadas no final da folha de atividades.
  • Converse com as crianças e mencione nomes de animais, objetos, lugares e pessoas que começam com a letra "E". Em seguida, faça com as crianças uma lista com alguns dos nomes mencionados utilizando um alfabeto móvel. Incentive a participação dos alunos.
  • Leve para a sala de aula a vogal "E" confeccionada em uma lixa, esponja ou Eva e peça às crianças que a tateiem, orientando-as sobre os movimentos necessários para contorná-la.
  • Desenhe o traçado da vogal "E", em tamanho grande, em uma cartolina ou papel pardo. Disponibilize revistas ou jornais e peça às crianças para fazerem bolinhas de papel e colar sobre o traçado da vogal. Exponha o trabalho final no mural.
  • Continue a construção do "Alfabeto de Parede", inserindo agora a vogal "E".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO03 O eu, o outro e o nós Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X