(+01) 112 345 6789
+


A Letra “H” Cursiva - Caligrafia

O ensino proposto nesta atividade educativa é apresentar para as crianças em idade pré-escolar a letra “H” do nosso alfabeto no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula, no intuito delas aprenderem a identificar os diferentes tipos e formatos de letras ao mesmo tempo que desenvolvem a percepção visual e a coordenação motora fina. O trabalho com essa atividade possibilita também o treino da escrita, que além de deixar a letra da criança mais bonita também estimula a sua comunicação.

A Letra “H” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Exponha para as crianças que elas aprenderão a letra “H” do nosso alfabeto escrita no formato de letra cursiva e de dois tipos diferentes: a letra cursiva maiúscula e a letra cursiva minúscula. Ensine um pouco sobre a letra cursiva que é uma maneira de escrever as letras do nosso alfabeto e fale sobre as letras MAIÚSCULAS, que são as letras grandes, geralmente usadas no início de uma frase ou para nomes próprios de pessoas, estados e países, e, as letras minúsculas, que são as letras usadas para escrever nomes e palavras comuns. Use, se possível, um alfabeto móvel para ilustrar sua explicação para as crianças, caso contrário, use a lousa e vá dando destaque conforme sua explicação.
  • Peça para as crianças fazerem no ar com o dedo o traçado da letra “H” no formato de letra cursiva. Faça junto com elas primeiro as maiúsculas e depois as minúsculas. Façam todos juntos e depois um por vez.
  • Faça um Bingo de palavras com as crianças. Entregue uma cartela com três palavras aleatórias que comecem com a letra “H” para as crianças e oriente-as a marcarem na cartela conforme a palavra for sendo sorteada. Você vai sorteando as palavras, uma a uma e escrevendo na lousa para que a criança possa visualizar e comparar com as palavras de sua cartela. Escreva as palavras no formato de letra cursiva. Vá passando entre os alunos para ver se eles estão atentos e marcando direitinho. Oriente os que precisarem de ajuda.
  • Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia o enunciado e explique-o em voz alta para as crianças. Faça com as crianças o jogo de adivinhação proposto na ficha: “O que é, o que é? O ontem nunca teve, o hoje e o amanhã sempre terão? Espere pela resposta das crianças. Escreva na lousa no formato de letra cursiva e dê destaque para a letra “h” da adivinha. Explique que na folha temos a letra “h” do nosso alfabeto, escrita no formato de letra cursiva em maiúscula e minúscula. Mostre também a letra “h” em libras para as crianças. Faça o movimento da letra “h” em libras junto com as crianças para ensiná-las a letra. Depois disso, peça para as crianças contornarem todos os pontilhados da letra “H” existentes na folha, e, em seguida, completar as linhas, escrevendo as letras sozinhas. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição e ajude-as se necessário.
  • Continuando a construção do nosso “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva, agora é a vez de fazermos a letra “H”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações que as crianças leiam , ainda que não o façam de maneira convencional.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X