+


Letra J de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade educativa da letra J tem como objetivo auxiliar as crianças em idade pré-escolar no desenvolvimento da coordenação motora e cognitiva, linguagem oral e escrita, criatividade e conhecimento das letras do alfabeto. Com este material didático, além de treinar a grafia da letra J de forma maiúscula e minúscula, as crianças também podem colorir as imagens da joaninha e do jacaré. Além disso, esta atividade pode ser utilizada por pais e professores como ferramenta no processo de alfabetização e letramento.

Letra J de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Utilizando a lousa, mostre aos alunos a grafia da letra J em caixa alta e caixa baixa. Reproduza com as crianças o movimento do traçado da letra "J" de forma em caixa alta (e caixa baixa) com o dedo no ar, sobre a mesa, na areia ou utilizando guache e papel.
  • Leve para a sala de aula imagens ou objetos cujos nomes começam com a letra J, como jarra, joaninha, jacaré, etc. Mostre as imagens aos alunos e peça que identifiquem-as. Para cada imagem identificada destaque a letra "j", por exemplo, diga que "jarra" começa com a letra "j". Faça isso com todas as imagens (ou objetos).
  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as letras "J" maiúscula e minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Disponibilize giz de cera e peça que cubram as letras pontilhadas para treinar a sua grafia. Em seguida, estimule-os a pintar os desenhos do jacaré e da joaninha.
  • No chão na sala de aula ou em um espaço externo, desenhe o traçado da letra "J" utilizando, por exemplo, giz de lousa e peça que as crianças sigam o traçado da letra pisando, ou andando e batendo palmas, ou ainda andando com as mãos para cima, etc.
  • Distribua revistas ou jornais e proponha aos alunos que, com sua ajuda, encontrem e recortem palavras que comecem com a letra "J". Disponibilize folhas de sulfite e peça para que as crianças colem as palavras encontradas.
  • Você pode ainda trabalhar com músicas infantis, como a música "Letra J". Confeccione um painel com a letra da música e fixe-o na parede da sala de aula, em um espaço acessível às crianças. Leve também um CD com a música e cante junto com as crianças. Em seguida, você pode fazer a leitura da letra da música para a turma e pedir que identifiquem a letra "J" nas palavras.
  • Continue a construção do "Alfabeto de Parede", inserindo neste momento a letra "J".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

Comentários

X