(+01) 112 345 6789
+


A Letra “L” Cursiva - Caligrafia

Podemos dizer que a escrita é uma habilidade de comunicação muito importante em nossa cultura e é por isso que é fundamental que a criança aprenda a escrever bem as letras, até mesmo para ler melhor. Treinar a escrita à mão permite a criança além de uma letra bonita, o desenvolvimento neuro cognitivo e o desenvolvimento de habilidades de atenção, coordenação motora fina, sensório-motora, grafo-motora, viso-espacial-motora, além das habilidades leitoras. Nesta atividade da letra “L” cursiva, podemos incentivar o treino da letra “L” no formato cursiva, maiúscula e minúscula, de maneira lúdica e muito divertida. Encontraremos também a letra “L”no formato de libras para ensiná-la para as crianças e conversar um pouco sobre esse tema e sobre inclusão.

A Letra “L” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Ensine para as crianças a letra “L” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “L” no formato cursiva maiúscula e a letra “l” no formato cursiva minúscula e explique esses conceitos para as crianças. Explique quando usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e quando usar a letra minúscula. Peça para crianças dar exemplos de palavras que comecem com a letra “L, e vá escrevendo na lousa essas palavras em letra cursiva.
  • Convide as crianças, uma por vez, para irem até a lousa fazerem a letra “L” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra. Se for necessário, pegue na mão da criança para ajudá-la na grafia da letra.
  • Estimule as crianças fazerem a letra “L” maiúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Faça o movimento junto com as crianças e depois peça para a criança fazer sozinha, uma de cada vez. Repita o procedimento com a letra “l” minúscula. Ensine e reforce para as crianças o movimento da letra no formato cursiva.
  • Faça uma brincadeira com as crianças. Em roda e sentadas, cada criança deverá falar uma palavra que comece com a letra “L”. O(a) educador(a) deverá começar a brincadeira para ensinar como se faz. Logo após o(a) educador(a) mostrar como se faz, a criança ao lado diz uma palavra que começa com a letra “L”, e assim por diante. O(a) educador(a) poderá ir escrevendo as palavras no quadro em formato de letra cursiva. O(a) educador(a) decide quando encerrar a brincadeira.
  • Distribua para as crianças a atividade educativa da ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças: “O que é, o que é? Tem na laranja e na lima, mas não tem na tangerina? Espere pela resposta das crianças. Escreva na lousa as palavras: laranja, lima e tangerina e dê destaque para a letra “L” para ajudar as crianças a encontrarem a resposta. Explique que na folha temos a letra “L” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “L” no formato de libras que é a linguagem de sinais. Mostre a letra “l” em libras para as crianças. Faça o movimento da mão que representa a letra “L” em libras junto com as crianças. Depois, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra no formato cursiva com lápis, canetinha ou giz de cera, e, em seguida, deverão completar as letras sozinhas. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
  • Continue a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Agora é a vez de fazerem a letra “L”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

Comentários

X