+


Letra L de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade educativa tem como objetivo o desenvolvimento linguístico das crianças em idade pré-escolar, fazendo com que elas tenham mais facilidade durante todo o processo de alfabetização. Por meio desta atividade lúdica, as crianças podem aprender a grafia da letra "L", o som que esta letra produz, a ordem alfabética e, ainda, colorir desenhos. Pais e professores podem utilizar este material em casa ou em sala de aula, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem.

Letra L de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa com letra de forma a letra "L" em maiúsculo e minúsculo. Reproduza com a turma os movimentos de grafia da letra "L" com o dedo no ar, sobre a mesa, em cartelas de lixa fina, na areia, etc.
  • Coloque em uma caixa diversos objetos ou imagens de objetos que começam com a letra "L", por exemplo, livro, laranja, limão, leão, lápis, etc. Organize as crianças em roda e comece a brincadeira. Peça para cada criança ir tirando um objeto ou imagem e, neste momento, você pode ir fazendo perguntas como "Qual o nome deste objeto (imagem)?" , "Com qual letra começa o nome deste objeto (imagem)?", etc. Enfatize o som inicial dos nomes dos objetos que começam com a letra "L".
  • Apresente para a turma a atividade alfabética proposta na ficha. Peça aos alunos que passem o dedinho sobre o traçado da letra "B" maiúscula e minúscula, orientando-os a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize lápis de ponta grossa e peça às crianças para cobrir as letras tracejadas.
  • Para que as crianças aprendam e possam treinar a escrita da letra "L", peça que sigam com o lápis sobre as letras pontilhadas na folha de atividades. Distribua lápis de cor ou giz de cera e peça para pintarem os desenhos do "leão" e do "livro".
  • Vocês podem também trabalhar com massinha de modelar, fazendo as letras do alfabeto.
  • Com a ajuda da turma continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "L".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO03 O eu, o outro e o nós Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.

Comentários

X