+


Letra M de forma maiúscula e minúscula

Com esta atividade educativa da letra M as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver sua coordenação motora, leitura e escrita, além de aprender as letras do alfabeto. Pais e professores podem utilizar este material lúdico em casa ou na escola e auxiliar as crianças durante todo seu processo de alfabetização.

Letra M de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Mostre para as crianças na lousa como se escreve a letra "M" de forma, em caixa alta e caixa baixa. Reproduza com a turma o movimento do traçado da letra "M" maiúscula e minúscula. Para desenvolver habilidades como a coordenação visomotora, repita os movimentos do traçado da letra com o dedo sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina, etc.
  • Apresente a atividade proposta na ficha para as crianças. Solicite que passem o dedinho sobre a letra "M" maiúscula e minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Depois, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir o tracejado da letra "M" maiúscula e minúscula.
  • Peça aos alunos que observem os desenhos que estão ilustrados na folha de atividades. Converse com eles e pergunte com qual letra começa cada palavra (macaco e mala). Pergunte o que mais eles sabem que começa com a letra M. Deixe que pintem livremente os desenhos usando lápis de cor, canetinha ou giz de cera. Em seguida, para treinar a escrita da letra M, peça que sigam (usando um lápis de ponta grossa) o tracejado da letra M maiúscula e minúscula no final da folha de atividades.
  • Trabalhe com músicas que falam sobre a letra "M" ou as letras do alfabeto. Sugerimos as músicas "Letra M", "Abc" e "Alfabeto". Você pode também entregar por escrito a letra da música e pedir às crianças que identifiquem a letra "M" no texto. Elas podem também identificar as outras letras do alfabeto que aprenderam até o momento.
  • Em um espaço externo, faça o traçado da letra M com corda ou giz de lousa no chão e peça que as crianças sigam o traçado da letra andando, correndo, andando com as mãos na cintura, andando de mãos dadas, etc.
  • Continuem a construção do "Alfabeto de Parede", inserindo agora a consoante "M". Lembre-se de deixar o alfabeto decorado que vocês estão construindo na parede da sala de aula, em um espaço acessível às crianças, para que elas possam sempre recorrer a ele para relembrar as letras que já aprenderam.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X