+


A Letra “P” Cursiva - Caligrafia

A atividade pedagógica “A Letra “P” Cursiva – Caligrafia” tem como intuito apresentar para as crianças em idade de Educação Infantil, a letra “P” grafada no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula, proporcionando assim, a aprendizagem e o treino de um novo formato de escrita da letra “P”. Além disso, essa atividade também traz a língua de sinais, pois ensina como é feita a letra “P” com a mão em libras. Outras habilidades trabalhadas através dessa atividade são: desenvolvimento neuro-motor e cognitivo, inclusão, caligrafia e comunicação. Por ser uma atividade instrutiva e muito simples, pais e educadores podem fazê-la com as crianças.

A Letra “P” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a atividade falando para as crianças que hoje treinaremos a grafia da letra “P” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa, bem grande a letra “P” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Explique os conceitos de maiúscula e minúscula para as crianças. Ensine que devemos usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e no restante devemos usar a letra minúscula. Reforce que é muito importante aprender e treinar as várias formas de escrita das letras pois além de deixar a letra mais bonita, também desenvolve várias habilidades motoras e cognitivas essenciais para o desenvolvimento e para a comunicação.
  • Faça uma adivinha com as crianças: “O que é, o que é? Está no início do pirulito, do pão, do pastel e do pirão? Resposta: a letra “p” (pois a letra “p” está no início da grafia de cada palavra). Faça o jogo de adivinhação e espere a resposta das crianças. Dê dicas se necessário. Escreva na lousa as palavras da adivinha dando destaque para a letra “p” para facilitar a resposta para as crianças. Depois de revelada a resposta. Desenhe a letra “p” na lousa, no formato cursiva, e convide as crianças para desenharem na lousa também. Uma de cada vez.
  • Partilhe com as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Tem no pato e no passarinho, no porco e no peixinho? Espere pela resposta das crianças. Mostre que na folha temos a letra “P” no formato cursiva maiúscula e a letra “p” no formato cursiva minúscula, e temos também a letra “P” em libras, que é a língua de sinais. Faça com a mão a letra “P” em libras para as crianças e junto com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “p” cursiva e, em seguida, elas deverão contornar o pontilhado da letra “P” cursiva com lápis ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as e até pegue na mãozinha delas se for necessário.
  • Confeccione junto com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Vocês podem confeccionar uma letra por vez, agora é a hora de criar a letra “P”.
  • Entregue uma folha sulfite branca e alguns pedaços de barbantes para as crianças. Oriente para cada criança fazer na folha, usando o barbante, a letra “P” no formato cursiva, maiúscula e minúscula. Ajude as crianças e depois de pronto, ajude-as a colarem o barbante em forma de letra “P” na folha.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

Comentários

X