+


Letra P de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade educativa da letra "P" é voltada para crianças que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento. Com este material as crianças desenvolvem, através do lúdico, a coordenação motora e aprendem a reconhecer as letras do alfabeto. Pode ser utilizada por pais e professores, em casa ou na sala de aula, como um auxílio à educação infantil.

Letra P de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa com letra de forma as letras "P" maiúscula e "p" minúscula. Realize os movimentos de traçado da consoante "P" com o dedo no ar, em cartelas de lixa fina, na areia, sobre a mesa, etc. Peça que as crianças repitam os movimentos.
  • Oriente os alunos para que realizem a atividade proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre as letras pontilhadas, orientando-os a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou algum outro lápis de ponta grossa e oriente-os a cobrir corretamente as letras tracejadas. Mostre para a turma a diferença entre o traçado da escrita das letras maiúscula e minúscula.
  • Faça observações com relação ao som da letra "P". Para ajudar na memorização, repita várias vezes a letra, seu som e as demais letras do alfabeto estudadas, para que as crianças memorizem também a ordem alfabética.
  • Confeccione cartões com o nome de cada criança. Proponha a elas que observem todas as letras do seu nome e também dos colegas. Destaque o(s) nome(s) que começam com a letra "P".
  • Com a ajuda das crianças confeccione cartazes com a letra "P", relacionando diversas imagens. Você pode disponibilizar revistas e jornais antigos e pedir que recortem palavras que começam com a letra "P". Esses recortes também podem ser utilizados para a confecção dos cartazes.
  • Trabalhe com massinha de modelar ou argila para confeccionar a letra "P". As crianças podem usar canudinhos coloridos para fazer o contorno da letra.
  • Continue a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a consoante "P". Incentive as crianças a recorrer ao alfabeto de parede sempre que necessário.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO02 O eu, o outro e o nós Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X