(+01) 112 345 6789
+


A Letra “U” Cursiva - Caligrafia

Trabalhar a linguagem com as crianças é fundamental para sua socialização e para sua comunicação, seja para suas relações cotidianas, como para sua aprendizagem, construção de conhecimento e desenvolvimento do pensamento. Para isso ocorrer com eficiência, é fundamental um equilíbrio entre a leitura, a oralidade e a escrita. Com essa atividade educativa “A Letra “U” Cursiva – Caligrafia” é possível o treino da escrita cursiva, o que permite a criança além de uma letra bonita, o desenvolvimento neuro cognitivo e o desenvolvimento de habilidades de atenção, coordenação motora fina, e das habilidades leitoras. Ensinaremos também nessa atividade, a letra “U”no formato de libras e poderemos também conversar um pouco sobre inclusão com as crianças.

A Letra “U” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Mostre para as crianças a letra “U” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “U” no formato cursiva maiúscula e no formato cursiva minúscula. Ensine esses conceitos para as crianças. Explique que devemos usar a letra maiúscula no começo da frase ou em nomes próprios, e que devemos usar a letra minúscula no restante. Peça para crianças darem exemplos de palavras que comecem com a letra “U, e vá escrevendo na lousa essas palavras em letra cursiva, sempre dando destaque para a letra “U”.
  • Peça para as crianças, uma por vez, para irem até a lousa fazerem a letra “U” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra para as crianças. Se for necessário, pegue na mão da criança para ajudá-la a escrever a letra fazendo o movimento correto.
  • Estimule as crianças fazerem a letra “U” maiúscula no formato cursiva com o dedo no ar. Faça o movimento junto com as crianças e depois peça para a criança fazer sozinha, uma de cada vez. Repita o mesmo procedimento com a letra “u” minúscula. Explique, mostre e reforce para as crianças o movimento da letra “u” no formato cursiva.
  • Proponha uma brincadeira com as crianças. Em roda e sentadas, cada uma deverá falar uma palavra que comece com a letra “U”. O(a) professor(a) deverá começar a brincadeira para ensinar como se faz. Logo após o(a) professor(a) mostrar como se faz, a criança ao lado diz uma palavra que começa com a letra “U”, e assim por diante. O(a) professor(a) deverá ir registrando na lousa as palavras ditas pelas crianças em formato de letra cursiva.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa da ficha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças: “O que é, o que é? Está sempre no meio da rua e de pernas para o ar? Espere pela resposta das crianças. Escreva na lousa a palavra rua e dê destaque para a letra “u” para facilitar as crianças a encontrarem a resposta. Diga que na folha temos a letra “U” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “U” no formato de libras que é a linguagem de sinais. Mostre a letra “U” em libras para as crianças e fale sobre inclusão. Faça o movimento da mão que representa a letra “U” em libras junto com as crianças. Depois, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra no formato cursiva com lápis, canetinha ou giz de cera, e, em seguida, deverão completar as letras sozinhas. Explique e mostre o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
  • Continue confeccionando com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva pata decorar a sala de aula. Confeccionem agora a letra “U”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

Comentários

X