(+01) 112 345 6789
+


A Letra “V” Cursiva - Caligrafia

Na Educação Infantil começa o processo de alfabetização e letramento. Conhecer e aprender as letras, seu som, sua grafia, seu desenho em várias formas e treinar sua escrita é muito importante não só para a criança ter uma boa letra por estética, mas porque isso contribuirá inclusive para o desenvolvimento da leitura e irá aprimorar a habilidade de comunicação da criança. A escrita é uma habilidade de comunicação de extrema importância para a vida em sociedade e por isso que é fundamental que a criança aprenda e treine a escrever bem as letras. Essa atividade educativa da letra “V” cursiva – caligrafia, permite tudo isso descrito acima e também o desenvolvimento de habilidades de observação, motricidade fina, atenção, e habilidades leitoras.

A Letra “V” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Relembre com as crianças sobre a letra “V” escrita em formato de letra de forma (ou letra bastão). Mostre que existem outras formas de escrever a letra “V” e que hoje aprenderemos a letra “V” escrita no formato de letra cursiva, maiúscula e minúscula. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “V” maiúscula e depois escreva com letra minúscula. Ensine bem o movimento da letra para as crianças. Explique para as crianças os conceitos de letra maiúscula e letra minúscula e o movimento da letra, quando devemos usar a maiúscula e quando podemos usar a letra minúscula.
  • Entregue uma folha em branco e com giz de cera oriente as crianças a modelarem a letra “V” maiúscula em formato de letra cursiva. Depois oriente novamente as crianças, só que agora para fazerem a letra “V” minúscula. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário e aproveite para elogiar o trabalho delas. Depois que todas concluírem a tarefa, peça para que elas passem o dedinho contornando toda a letra “V” que fizeram. Dessa maneira, elas vão aprendendo o movimento da letra.
  • Escreva na lousa bem grande a letra “V” no formato cursiva maiúscula. Convide as crianças para irem até a lousa escrever a letra “V” cursiva maiúscula. Deixe participar todas que se prontificarem. Repita a atividade com a letra “v” cursiva minúscula. Incentive as crianças a participarem sem medo de errar. Elogie a participação.
  • Faça uma brincadeira com as crianças. Pegue uma bola e disponha as crianças em roda. Escolha uma criança para começar com a bola. Essa criança deverá falar uma sílaba que começa com a letra “v” e então jogar a bola para outra criança que precisará escolher uma sílaba que completará a primeira e formará uma palavra. Exemplos: Ve-la, Vi-da, Vi-o-la, Ves-ti-do, Vul-cão, etc. A professora pode ir escrevendo na lousa as palavras formadas, no formato de letra cursiva, sempre dando destaque para a letra “V”.
  • Entregue para as crianças a atividade proposta na folha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Que tem no meio do ovo? Espere pela resposta das crianças. Dê dicas se necessário. Escreva na lousa a palavra ovo, em letra cursiva e grife a letra v para facilitar a resposta das crianças. Informe que na folha temos a letra “V” no formato de letra cursiva maiúscula e a letra “v” no formato de letra cursiva minúscula. E temos a letra “V” no formato de libras que é a linguagem de sinais. Pergunte se alguém sabe mostrar onde está a letra “V” em linguagem de sinais e peça para a criança apontar o dedo na folha. Ensine a letra “v” em libras para as crianças. Faça o movimento das mãos com as crianças. Feito isso, peça para as crianças contornarem com lápis, todos os pontilhados da letra “V” e em seguida, deverão completar as linhas, escrevendo as letras sozinhas. Ensine o movimento das letras para as crianças. Fique à disposição para ajudá-las se necessário.
  • Continuando a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula, faça agora a letra “V”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X