+


Letra V de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade educativa da letra "V" de forma maiúscula e minúscula tem como principal objetivo auxiliar no processo de alfabetização e letramento das crianças em idade pré-escolar. Com esta atividade as crianças têm a oportunidade de desenvolver a coordenação motora e aprender, através do lúdico, as letras do alfabeto. Este material permite também explorar diversos tipos de materiais, como lápis de ponta grossa e giz de cera, e ainda desenvolver habilidades artísticas por meio da exploração e experimentação de suas habilidades manuais.

Letra V de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente às crianças a letra "V". Reproduza com a turma os movimentos da escrita das letras "V" maiúscula e minúscula com o dedo no ar, na areia, em cartelas de lixa fina, sobre a carteira, etc.
  • Leve para a sala de aula objetos ou figuras cujos nomes começam com a letra "v" como vaso, vassoura, violão, etc. Organize as crianças em uma roda e inicie uma brincadeira, por exemplo, com a vassoura. Incentive uma conversa e faça perguntas como: "para que serve a vassoura?", "como ela é?", "ela é grande ou pequena?", etc. Mostre novamente a letra "V" para as crianças e destaque que a palavra "vassoura" começa com a letra "v". Você pode realizar a mesma atividade utilizando outros objetos.
  • Oriente os alunos a realizarem a atividade educativa proposta na ficha. Primeiramente, solicite às crianças que passem o dedinho sobre o traçado das letras "V" maiúscula e "v" minúscula, orientando-as a seguir as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir as letras tracejadas.
  • Peça que pintem livremente os desenhos do "vulcão" e da "vaca" que estão ilustrados na folha de atividades, enfatizando que as palavras vulcão e vaca começam com a letra "v". Diferencie o traçado das letras "V" maiúscula e "v" minúscula. Por fim, para treinar a escrita da letra "V" peça que cubram as letras pontilhadas no final da folha de atividades.
  • Peça aos alunos que, com a ajuda dos pais e/ou responsáveis, encontrem e recortem de revistas e jornais palavras que começam com a letra "v". Em sala de aula disponibilize folhas de sulfite A4 e peça que colem as palavras que encontraram. Peça também que ilustrem alguma das palavras, se você achar possível. Ainda, utilizando um alfabeto móvel, as crianças podem reescrever algumas das palavras encontradas.
  • Trabalhe também a letra "V" utilizando a música "O Vento". A música pode ser explorada de diversas maneiras, através da leitura em voz, do movimento, da roda de conversa com os alunos, etc. Uma ideia também é disponibilizar a letra da música para as crianças e pedir que circulem a letra "V" ou circulem as palavras que começam com a letra "V". Use a metodologia que você achar mais apropriada às necessidades da turma.
  • Com a ajuda das crianças continue a construção do "Alfabeto de Parede", indexando agora a letra "V".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO02 O eu, o outro e o nós Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG03 Corpo, Gestos e Movimentos Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X