+


Letra W de forma maiúscula e minúscula

Com este material educativo as crianças podem aprender a reconhecer a letra "W" maiúscula e minúscula e treinar a sua grafia, além de se divertirem colorindo os desenhos que começam com a letra "W". Esta atividade também permite, através do lúdico, desenvolver a criatividade, a linguagem oral e artística e, ainda, a coordenação motora das crianças em idade pré-escolar. Pais e professores podem utilizar esta atividade como um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais estimulante e agradável.

Letra W de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente aos alunos a letra "W". Você pode confeccioná-la em cartolina, papel cartão, EVA ou apenas escrevê-la na lousa em formato bastão. Uma outra proposta é preparar um cartaz com a letra "W", em maiúsculo e minúsculo, e colar figuras cujo nome começa com a letra estudada. Lembre-se sempre de pronunciar com as crianças o nome de cada figura para que elas ouçam bem e percebam o primeiro som, que é a letra inicial.
  • Escreva na lousa o nome de algumas figuras que estão no cartaz e utilizar essas palavras para introduzir conceitos matemáticos como a contagem de letras. Você pode também ajudar as crianças a localizar a(s) palavra(s) com maior número de letras e a(s) palavra(s) com menor número de letras.
  • Apresente à turma a atividade proposta na ficha. Oriente as crianças a passar o dedinho sobre o traçado das letras "W" maiúscula e minúscula seguindo as setas de acordo com a numeração. Disponibilize canetinhas, giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrir as letras pontilhadas. Peça aos alunos que observem os desenhos ilustrados na folha de atividades. Converse com as crianças sobre a letra "w", perguntando o nome de cada desenho e com qual letra começa a palavra. Incentive-os a expressar suas observações. Não esqueçam de colorir os desenhos.
  • Trabalhe também com materiais de colagem no contorno das letras. Use barbante, lã, bolinhas de papel crepom, etc. Você pode utilizar a mesma ficha de atividades para realizar esta atividade ou desenhar as letras em folha sulfite A4 e distribuir aos alunos. Outra sugestão é confeccionar a letra "w" usando massinha de modelar e perfurar a massinha com canudinhos no contorno da letra.
  • Continuem a construção do "Alfabeto de Parede", colocando agora a letra "W". É sempre importante que o alfabeto, mesmo em construção, seja fixado na parede no alcance das crianças. Assim, elas terão mais uma forma de aprendizagem e poderão ser alfabetizados ouvindo, falando e vendo.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO02 O eu, o outro e o nós Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X