(+01) 112 345 6789
+


A Letra “Y” Cursiva – Caligrafia

O contato com as letras do nosso alfabeto marca o começo do aprendizado da leitura e da escrita para a criança em idade de Educação Infantil. Quando tem início esse aprendizado, geralmente a criança aprende no formato de letra de forma ou letra bastão, e posteriormente vai aprendendo novos formatos de escrita como o formato de letra cursiva. Esse aprendizado é muito valoroso para o desenvolvimento do cérebro das crianças, pois elas vão com isso reconhecendo as letras em seus diferentes formatos, ao mesmo tempo que desenvolvem a motricidade fina e a grafia. Essa atividade pedagógica “A Letra “Y” Cursiva – Caligrafia” possibilita o ensino e o treino da caligrafia das crianças, mais especificamente da letra “Y”, além de desenvolver o pensamento e o raciocínio lógico através do jogo de adivinha, e incentiva o respeito e a inclusão com o ensino da letra “Y” em libras.

A Letra “Y” Cursiva – Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Introduza para as crianças mais uma letra do nosso alfabeto em formato de letra cursiva: a letra “Y”. Escreva na lousa, no formato de letra cursiva maiúscula, a letra “Y” e depois escreva no formato de letra cursiva minúscula”. Estimule as crianças que quiserem tentar escrever a letra na lousa para fazerem. Permita que todas que queiram, participem.
  • Brincando também se aprende! Proponha uma dinâmica para as crianças. Sentadas em roda, o educador começa cantando: “Atenção (bata 3 palmas), Concentração (bata três palmas), Vai começar (bata 3 palmas), A brincadeira (bata três palmas), Das letras (bata 3 palmas), do Alfabeto (bata três palmas), Letra y (bata três palmas),” Nesse momento o educador fala uma palavra com “y”, bate três palmas e passa a vez para a criança ao lado que também deverá falar uma palavra com “y” e bater três palmas e passar para o colega do lado e assim até não encontrarem mais palavras. Exemplo da dinâmica completa: “Atenção (bata 3 palmas), Concentração (bata três palmas), Vai começar (bata 3 palmas), A brincadeira (bata três palmas), Das letras (bata 3 palmas), do Alfabeto (bata três palmas), Letra “y” (bata três palmas), Yaksoba (bata 3 palmas), Youtube (bata três palmas), Yasmin (bata três palmas), Yakult (bata 3 palmas), Yuri (bata três palmas), etc.”
  • Peça para as crianças falarem, uma por vez, as palavras que apareceram na dinâmica acima. Vá escrevendo todas as palavras na lousa no formato de letra cursiva. Depois, peça para cada criança ir até a lousa e circular a letra “y” que encontrar na palavra. As crianças deverão ir até a lousa uma por vez, e cada uma circulará a letra “Y” de uma palavra. Ajude a criança que apresentar dificuldade. Certifique-se de que toda criança que quiser, participe da atividade.
  • Se possível, apresente esse vídeo para as crianças Letra Cursiva”. Depois de assistir, converse com elas sobre a letra “y” que apareceu no vídeo. Pause o vídeo na parte da letra “Y”. Entregue uma folha de papel em branco e peça para elas escreverem a letra “I” da mesma maneira que o vídeo mostrou: no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula.
  • Entregue a folha com a atividade educativa “A Letra Y Cursiva – Caligrafia” para as crianças. Leia e explique com clareza o enunciado para elas. Faça o jogo de adivinhação com as crianças: “O que é? O que é? É grande na Yasmin e pequeno no yakisoba? Escreva na lousa, no formato de letra cursiva, as palavras “Yasmin” e “Yakisoba” e grife as letras “Y” das palavras para as crianças visualizarem a resposta. Aproveite para explicar o conceito de maiúscula e minúscula. Depois, mostre para as crianças que na folha de atividade temos vários formatos de escrita da letra “y”. Temos a letra bastão no enunciado, temos a letra cursiva maiúscula e minúscula na atividade e temos a letra “Y” em libras que é a língua de sinais. Ensine o movimento da letra “Y” em libras e peça para as crianças fazerem junto com você. Explique que muitas pessoas se comunicam assim. Converse um pouco sobre respeito e inclusão. Feito isso, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra “Y” no formato cursiva
  • Continue fazendo com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula. Se vocês foram construindo uma letrinha por vez, agora é vez da letra “Y”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03EF07 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X