(+01) 112 345 6789
+


A Letra “Z” Cursiva - Caligrafia

Na Educação Infantil dá-se o início do processo de alfabetização e letramento. As crianças entram em contato com as letras, associam seu som com sua grafia e começam a desenvolver habilidades de motricidade fina para escrevê-las corretamente. Essa atividade educativa “A Letra “Z” Cursiva – Caligrafia” possibilita que as crianças aprendam de maneira natural e treinem o traçado da letra “Z” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula, e desenvolvam, concomitantemente, habilidades de coordenação motora fina, percepção visual e diferentes formas de comunicação como libras. Por ser uma atividade pedagógica bastante lúdica e instrutiva, pode ser utilizada por pais e/ou educadores (as), para assegurar uma aprendizagem mais motivante para as crianças.

A Letra “Z” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula com a letra “Z” escrita na lousa, no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula e informe para as crianças que a aula será para reconhecermos a letra “Z” no formato de letra cursiva e treinarmos sua grafia. Ensine o movimento correto da letra para as crianças. Convide-as para irem até a lousa para fazerem a letra “Z”. Aproveite para explicar os conceitos de maiúscula e minúscula para as crianças.
  • Para deixar sua explicação mais atrativa, mostre esse vídeo para as crianças " Letra Cursiva”. Pare o vídeo no momento da letra “Z” e proponha fazerem o movimento da letra, no formato cursiva maiúscula e minúscula, com o dedo no ar.
  • Se possível, leve as crianças para um ambiente com areia, coloque-as sentadas, em roda, e peça para elas desenharem a letra “Z” no formato de letra cursiva, na areia. Repita várias vezes esse exercício com as crianças, primeiro escrevendo a letra “Z” no formato cursiva maiúscula e depois no formato cursiva minúscula. Essa atividade proporciona um treino sensorial muito interessante para as crianças.
  • Proponha alguns exercícios de ergonomografia com as crianças. Esses exercícios ajudam a criança na motricidade fina e no movimento das mãos e dedos. Se você tiver um aparelho de Orthogiro melhor, se não tiver, você pode criar um improvisado juntamente com as crianças. Pegue três palitos de sorvete, deixe um na vertical e cole dois na horizontal. Assim, ficará improvisado um Orthogiro. Depois, você deverá orientar as crianças a pegarem com as pontas dos dedos de cada mão, as pontas do Orthogiro e então girar para dentro e para fora com movimentos leves. Se achar interessante, Assista "Vídeo Orthogiro” para entender melhor como fazer esse exercício. Outro exercício eficiente é esticar os braços para frente e abrir bem as mãos separando bem os dedos e depois fechar. Abrindo e fechando em intervalos de 3 segundos. Com esses exercícios, as crianças poderão aquecer e alongar a musculatura dos dedos e mãos o que facili
  • É hora de fazer com as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e explique a atividade para a criança. Primeiro, faça a charada: “O que todo giz tem na ponta? Escreva na lousa a palavra: Giz e dê destaque para a letra “Z“ para facilitar as crianças a encontrarem a resposta. Feito isso, mostre para as crianças os vários formatos de letra “Z” que aparecem na folha. Mostre a letra “Z” em formato cursiva maiúscula e minúscula e mostre também a letra “Z” em libras, que é a língua de sinais. Fale um pouquinho sobre inclusão e a importância de aprendermos libras e faça com as crianças o movimento da letra “Z” em libras. Então, proponha para as crianças contornarem a letra “Z” maiúscula e depois completar as linhas abaixo, fazendo letra mesmo sem o contorno. Repita o procedimento com a letra “z” minúscula. Fique à disposição das crianças para ajudá-las no movimento da letra sempre que necessário.
  • Se você construiu com a turma um " Alfabeto de Parede ”, agora chegou na última letrinha! Basta fazerem a letra “Z” e o trabalho estará completo.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

Comentários

X