(+01) 112 345 6789
+


Letra Z de forma maiúscula e minúscula

Esta atividade da letra "Z" de forma maiúscula e minúscula é voltada para as crianças da pré-escola que estão iniciando o processo de alfabetização e letramento. Além de aprender a letras do alfabeto, as crianças podem desenvolver a coordenação visomotora, a leitura e escrita, bem como a linguagem oral e artística. Por ser um material didático de apoio, pais e professores podem utilizá-lo em casa ou em sala de aula para auxiliar as crianças no processo de ensino e aprendizagem.

Letra Z de forma maiúscula e minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Utilizando a lousa, mostre para as crianças como se escreve a letra "Z" de forma. Reproduza com elas o movimento do traçado da letra "Z" maiúscula e minúscula. Para desenvolver habilidades como a coordenação motora, repita os movimentos do traçado da letra com o dedo no ar, sobre a carteira, na areia, em cartelas de lixa fina, etc.
  • Confeccione a letra "Z" em cartolina, papel cartão, borracha ou EVA e peça às crianças que façam colagens com materiais como algodão, cascas de ovo, grãos, etc. para preencher a letra. Vocês podem também confeccionar, da mesma forma, as outras letras do alfabeto e, ao final, montar um varal na sala de aula com as letras decoradas. A confecção e decoração das letras é um recurso importante, pois as crianças podem usar o tato como mais uma ferramenta de aprendizagem dos movimentos de traçado da letra.
  • Apresente à turma a atividade educativa proposta na ficha. Peça que passem o dedinho sobre a letra "Z" maiúscula e minúscula, orientando as crianças a seguirem as setas de acordo com a numeração. Em seguida, disponibilize giz de cera ou lápis de ponta grossa e oriente-as a cobrirem o tracejado da letra "Z" maiúscula e minúscula.
  • Peça às crianças que observem os desenhos que estão ilustrados na folha de atividades. Converse com eles e pergunte qual é a letra que começa cada palavra (zebra e zíper). Pergunte o que mais eles sabem cujo nome começa com a letra z. Incentive-as a pintarem os desenhos usando lápis de cor, canetinha ou giz de cera. Por fim, para treinar a escrita da letra Z, peça que sigam (usando um lápis de ponta grossa) o tracejado da letra Z maiúscula e minúscula no final da folha de atividades.
  • Trabalhe com músicas que falem sobre a letra "Z" e as demais letras do alfabeto. Sugerimos as músicas "Letra Z", "Abc" e "Alfabeto". Aproveite para explorar os conceitos de musicalização e interpretação musical.
  • Em um espaço externo ou no chão na sala de aula, faça o traçado da letra Z com corda ou giz de lousa e brinquem com as crianças pedindo que sigam o traçado da letra andando, correndo, andando com as mãos na cabeça, andando de mãos dadas, etc.
  • Proponha uma brincadeira com o alfabeto móvel. Você pode escrever algumas palavras na lousa e pedir que as crianças reescrevam-as utilizando o alfabeto. Em seguida, solicite que ilustrem as palavras montadas.
  • Com a ajuda das crianças termine a construção do "Alfabeto de Parede", inserindo a consoante "Z". Lembre-se de deixar o alfabeto decorado em um espaço acessível às crianças, para que elas possam sempre recorrer a ele como um recurso na aprendizagem.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X