(+01) 112 345 6789
+


Ligando os instrumentos musicais iguais

Esta atividade, além de exercitar a capacidade de observação, atenção e percepção das crianças em idade pré-escolar, também contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades importantes na formação integral da criança. Além de explorar conceitos matemáticos como "igual" e "diferente", atividade lúdica permite trabalhar com outros temas como musicalização e conhecimento de instrumentos musicais.

Ligando os instrumentos musicais iguais - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie uma conversa com as crianças sobre os instrumentos musicais e seus sons. Levante questões como "Quais sons vocês conhecem?", "De onde vocês acham que vêm os sons?", "É possível produzir sons com nosso corpo?". Peça para as crianças produzirem alguns sons batendo palmas, batendo os pés no chão e imitando o som de animais.
  • Explore com as crianças diversos sons, levando para a sala de aula alguns objetos sonoros como: apito, pandeiro, flauta e chocalho. Desenvolva atividades com os instrumentos, permitindo que os alunos conheçam e experimentem os instrumentos musicais.
  • Realize a atividade educativa proposta na ficha. Peça aos alunos para que observem os instrumentos musicais e ajude-os a nomear os instrumentos. Em seguida, com lápis de ponta de grossa ou giz de cera oriente-os a ligar os instrumentos iguais.
  • Proponha atividades e brincadeiras que explorem o conceito "igual" e "diferente". Por exemplo, inicie uma atividade apresentando dois tipos de árvores com frutos - uma macieira e uma laranjeira. Explique as diferenças de cores e outras características entre a maçã e a laranja. Desenhe duas árvores em E.V.A. e bolas vermelhas e laranjas representando, respectivamente, as maçãs e as laranjas. Trabalhe o conceito "igual" e "diferente" através da contagem de maçãs e laranjas em cada árvore (associando os símbolos matemáticos igual e diferente), explore a relação entre números e quantidades, etc. Como as peças são confeccionadas separadamente, você poderá utilizar a atividade de diversas maneiras.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Música Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
X