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Maior e menor

O objetivo desta atividade educativa é auxiliar as crianças do maternal ou pré-escola a desenvolver noções de grandeza, ampliar sua capacidade de observação, percepção visual, concentração e criatividade. Além de trabalhar os conceitos matemáticos "maior" e "menor", este material didático permite também explorar outras temáticas como musicalização, conhecimento de instrumentos musicais e o conceito de cores primárias.

Maior e menor - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Separe brinquedos de diferentes tamanhos (você pode solicitar, antecipadamente, que as crianças levem para a sala de aula seus brinquedos favoritos). Monte uma roda de conversa e coloque os brinquedos para que a turma possa observá-los. Para cada criança você deve fazer diferentes perguntas, como: "Qual é o maior brinquedo?", "E o menor?", etc.
  • A mesma atividade pode ser realizada considerando-se outros objetos de diferentes tamanhos como livros, caixas de sapato, etc. Divida a turma em grupos e solicite que organizem os livros (ou caixas) colocando-os em ordem do "menor" para o "maior".
  • Proponha aos alunos a realização da atividade educativa proposta na ficha. Peça para que observem com atenção os desenhos dos violões. Você pode aproveitar este momento para conversar com a turma sobre os instrumentos musicais, seus nomes e características e, também, sobre as cores primárias. Em seguida, peça às crianças que separem lápis de cor ou giz de cera nas cores amarelo e vermelho. Explique a atividade, dizendo que eles devem pintar o violão maior de amarelo e o menor de vermelho.
  • Proponha também atividades em que os alunos possam fazer comparações de medidas com elementos do próprio corpo. Divida a turma em grupos e peça que façam comparações dos pés, por exemplo. Para cada grupo, incentive o diálogo levantando questões como "Quem tem o pé maior?", "E quem tem o pé menor?", "Maria e João tem os pés do mesmo tamanho ou não?".

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
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