(+01) 112 345 6789
+


Meios de Transporte - O Barco e a Ilha

Aprender sobre os meios de transportes é o objetivo principal dessa atividade educativa. Através dela, o aluno poderá conhecer diferentes tipos de meios de transportes e a sua importância para nossa vida. Além disso, o trabalho com essa atividade possibilita para a criança o desenvolvimento de sua coordenação motora fina, criatividade e expressão verbal. É uma atividade simples, dinâmica e muito eficiente para o desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Meios de Transporte - O Barco e a Ilha - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com as crianças sobre o que são os meios de transportes. Qual a sua importância. Quais os tipos. Aproveite para perguntar quais os meios de transportes elas já viram e quais os meios de transportes já usaram. Faça uma enquete do meio de transporte preferido da turma.
  • Introduza a atividade proposta na ficha. Explique para as crianças que o barco é um meio de transporte marítimo e ele irá navegar pelas ondinhas até chegar na ilha. Oriente as crianças para usarem o giz de cera e passarem sobre o caminho de ondas tracejadas. Deixe-as livres para escolherem a cor favorita do giz de cera. Oriente as crianças no traçado.
  • Faça para as crianças um barquinho de papel, e, com pedaços de jornal cortados em folhas grandes, tente ir dobrando as folhas junto com as crianças para tentarem fazer juntos, cada um o seu barquinho. Você pode confeccionar também com as crianças barquinhos com pratinhos de papel, rolinhos de papel e adesivos. Abuse da criatividade!
  • Apresente para as crianças outros tipos de transportes marítimos como navios, submarinos, canoas e aproveite para trabalhar uma música com as crianças. Você pode trabalhar com a música a canoa virou e mostrar para as crianças esse vídeo A Canoa Virou.
  • Faça uma brincadeira com as crianças. Utilizando a música a canoa virou, organize as crianças em roda sentadas no chão e conforme a música da canoa for sendo cantada, vá caminhando ao redor das crianças. Cante o terceiro refrão da música com o nome de uma das crianças e quando terminar, chame essa criança para levantar-se dando a mão para ela como se estivesse tirando-a do mar. Repita a brincadeira até que todas as crianças sejam retiradas do mar (no caso da roda). É muito importante que toda criança seja citada e “resgatada” para nenhuma se sentir excluída. Quando elas já tiverem aprendido a música e a brincadeira, a criança que foi resgatada por último pode escolher a próxima a ser resgatada, e assim por diante.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO03 O eu, o outro e o nós Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI01ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Movimento Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos.

Comentários

X