Meu Papai é Dez - Carimbo com as mãos
			
			Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
			Artes - Desenho e Pintura - Datas Comemorativas - Dia dos Pais - 			
  
			
			
				
				
				
				
				
								
			
		
			
				
				A proposta dessa atividade para educação infantil é trabalhar com a criança os conceitos de família, amor, união, gratidão, respeito e valorização por todos os diferentes tipos de família e mais especificamente a importância da figura paterna. Além desses conceitos, o trabalho com essa atividade também possibilita a confecção, por parte dos alunos, de um presente que pode ser entregue como comemoração do Dia dos Pais. Habilidades como expressão artística e coordenação motora também são estimuladas com essa atividade. 				
				
                
                
                
				             
            
            
            
 		
			
			
			
			
				 Sugestões de Trabalho 
				
				-   Faça uma pesquisa com antecedência sobre a realidade da família de cada criança. Proponha um debate onde cada criança possa falar um pouquinho sobre sua família e os membros nela existentes. Procure inserir na criança conceitos de amor, gratidão, respeito e valorização sobre todos os tipos de família. Diga que todo tipo de família é importante e fundamental para o ser humano.
 -   Converse com as crianças sobre a figura paterna. Deixe que as crianças falem sobre seus pais, o que gostam e o que não gostam. Em seguida, entregue uma folha em branco para cada criança criar um desenho cuja tema é: Meu Pai! Ao final do desenho, cada criança deverá mostrar seu desenho e falar um pouco sobe a história dele.
 -   Ler para as crianças a seguinte parlenda: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão, carrego mamãe no bolso e papai no coração! Converse sobre a parlenda com as crianças. Peça para as crianças tentarem inventar outras frases para compor a parlenda. Dê exemplos para incentivar as crianças a inventarem e recriarem a parlenda. Por exemplo: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão, na mamãe vou dar carinho e no papai um abração!
 -   Entregue a atividade educativa para as crianças. Entregue para cada criança sua folha e explique que cada uma vai criar uma mensagem carinhosa para seu papai carimbando as duas mãozinhas na folha. A mensagem é Meu Pai é 10 (o 10 vem no formato dos dez dedos das mãos da criança). Diga que elas deverão escolher a cor de tinta de sua preferência para passar nas mãos e então, com a ajuda do(a) educador (a) carimbar e fazer esse cartão com muito carinho! Depois de pronto, você pode fazer uma exposição na parede da sala e na hora de ir embora, cada criança pode pegar o cartão com a mensagem carinhosa e entregar para seu pai.
 -   Peça aos responsáveis da criança com antecedência, algumas roupas do pai da criança. Comunique na agenda o dia e o tipo de roupa que será usado e explique a atividade. Em sala de aula, no dia combinado, peça para as crianças se fantasiarem de seus pais e proponha um desfile. A criança deverá representar a figura de seu pai e se apresentar (como se fosse o pai) para todos os coleguinhas.				
 
			 
			
			
				BNCC - Base Nacional Comum Curricular 
				
				
				
				
					| CÓDIGO | 
					CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | 
					OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 
				
				
				
				|  EI01TS02  |   Traços, Sons, Cores e Formas  |   Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. | 
|  EI02CG05  |   Corpo, Gestos e Movimentos  |   Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. | 
|  EI02TS02  |   Traços, Sons, Cores e Formas  |   Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. | 
				
				
			 
			
			
		
			
			
				 Eixos de Trabalho 
				
				
				
				
					| EIXO | 
					DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO | 
				
				
				
				|  Movimento  |   Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. | 
|  Artes Visuais  |   Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. | 
|  Natureza e Sociedade  |   Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição. |