(+01) 112 345 6789
+


Noções espaciais - em cima e embaixo

Com esta atividade, você pode trabalhar com as crianças as noções de espaço, criando oportunidades para o desenvolvimento da sua orientação espacial, identificação de objetos em relação aos outros e ao espaço, bem como para o desenvolvimento da percepção, concentração e atenção. Atividades lúdicas são sempre mais eficazes e divertidas, portanto nesta atividade sugerimos trabalhar o conceito de "em cima e embaixo".

Noções espaciais - em cima e embaixo - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Leve para sala de aula alguns brinquedos, como bola, carrinho, boneca, etc. Disponha alguns objetos em cima da mesa e outros embaixo das cadeiras, por exemplo. Neste momento, converse com as crianças e exemplifique as noções de "em cima" e "embaixo". Pergunte para elas qual objeto está em cima da mesa e qual está embaixo da cadeira. Deixe que as crianças se expressem. Caso não consigam dizer os conceitos corretos, você deve mostrar e informar.
  • Proponha à turma a realização da atividade proposta na ficha. Diga para pintarem o objeto que está em cima da mesa e contornar o que está embaixo. Use giz de cera, lápis de cor ou caneta hidrocor grossa.
  • Leve as crianças para brincar no parquinho ou para um passeio e vá explorando nos cenários o conceito embaixo e em cima, e também outros conceitos como na frente, atrás, dentro, fora, mais perto, mais longe, etc.
  • Brinque com as crianças, cantando a música "A História da Serpente". Selecione uma criança para ser a serpente. Comece a cantar a música com ela e chame as demais crianças para formar uma fila atrás dela, formando o rabo da serpente. Para completar o rabo da serpente as crianças que vão sendo chamadas para a fila devem passar por baixo das pernas daquelas que já estão na fila.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
X