(+01) 112 345 6789
+


Números de 1 a 10 - Movimento da Escrita

O trabalho com essa atividade educativa para crianças em idade de Educação Infantil, propõe a escrita correta dos números de 1 a 10 seguindo as setas que orientam o movimento da escrita dos números. A cantiga popular “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho” deixa essa atividade lúdica e divertida e através dela as crianças poderão além de cantar, também aprender de sobre os números: sua representação gráfica, o numeral que representa, o movimento correto de sua escrita e o espaço da pauta. Essa atividade educativa reforça a aprendizagem dos números e estimula a sua grafia chamando atenção para as setas que orientam o movimento correto da escrita. Desenvolve nas crianças habilidades manuais, cognitivas, de conhecimento matemático e artístico ao cantar com as crianças.

Números de 1 a 10 - Movimento da Escrita - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Escreva os números na lousa: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 e explique para as crianças que hoje elas aprenderão sobre os números e a forma correta de escrita de cada um deles. Ensine que cada número tem um movimento correto que deve ser seguido para sua grafia. Explique esses movimentos para as crianças.
  • Mostre esse vídeo para ilustrar sua explicação sobre os números "Números para as crianças – Aprenda a escrever os números" e depois de assistirem, converse com as crianças sobre o vídeo. Deixe-as falarem sobre os números e a movimento correto de sua escrita.
  • Faça uma brincadeira com as crianças. Cada criança deverá pensar em um número. Na sua vez, ela deverá representar esse número através de uma mímica escrevendo o movimento de sua grafia com o dedinho no ar, e o restante da turma deverá adivinhar. Comece a brincadeira por você para as crianças entenderem como se brinca. Escolha por exemplo o número 4 e escreva o número quatro no ar com o dedo fazendo o correto movimento de sua escrita. Depois que as crianças adivinharem, escreva na lousa o número e passe a vez para uma criança.
  • Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Cante com elas a música da “Galinha do vizinho bota ovo amarelinho” e explique o enunciado da atividade para criança. Peça para cada criança observar as setinhas que mostram o movimento correto da escrita dos números. Depois, peça para as crianças contornarem com lápis de cor os números, fazendo os movimentos na ordem que as setinhas estão mostrando. Vá fazendo com as crianças um numeral por vez.
  • Para deixar a aula mais lúdica e divertida, mostre para as crianças a letra da música "Cantiga Popular – A Galinha do Vizinho" e combine uma dança onde cada vez que o número é falado todos deverão representá-lo fazendo o movimento de sua escrita com o dedinho no ar. Você pode usar esse vídeo "Cantigas de roda – A Galinha do Vizinho" para alegrar a brincadeira.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Música Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
Matemática Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

Comentários

X