(+01) 112 345 6789
+


O alfabeto em Letra Cursiva – Maiúscula e Minúscula

Após o acordo ortográfico de 1990, podemos afirmar que nosso alfabeto é composto por 26 letras, sendo algumas vogais (A, E, I, O, U) e as demais consoantes. O ensino proposto nesta atividade educativa é apresentar para as crianças em idade pré-escolar todas as letras do nosso alfabeto no formato de letra cursiva nas modalidades maiúsculas e minúsculas, no intuito delas aprenderem a identificar os diferentes tipos e formatos de letras ao mesmo tempo que desenvolvem a percepção visual e a coordenação motora fina.

O alfabeto em Letra Cursiva – Maiúscula e Minúscula - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Exponha para as crianças que elas aprenderão todas as letras do nosso alfabeto escrito no formato de letra cursiva e de dois tipos diferentes: a letra cursiva maiúscula e a letra cursiva minúscula. Explique um pouquinho sobre a letra cursiva que é uma maneira de escrever as letras do nosso alfabeto e fale sobre as letras MAIÚSCULAS, que são as letras grandes, geralmente usadas no início de uma frase ou para nomes próprios de pessoas, estados e países, e, as letras minúsculas, que são as letras usadas para escrever nomes e palavras comuns. Se você tiver acessível, use o alfabeto móvel para ilustrar sua explicação para as crianças, caso contrário, use a lousa e vá dando destaque conforme sua explicação.
  • Peça para as crianças fazerem no ar com o dedinho o traçado das letras do alfabeto no formato de letra cursiva. Faça junto com elas primeiro as maiúsculas e depois as minúsculas.
  • Faça um Bingo de Letras com as crianças. Providencie um alfabeto para os alunos consultarem e um alfabeto que fique dentro de um saco todo embaralhado. Importante: Ambos os alfabetos deverão ser no formato de letra cursiva! Depois, entregue três cartelas com letrinhas aleatórias para as crianças e oriente-as a marcarem na cartela conforme a letrinha for sendo sorteada. Você vai sorteando a letra e pronunciando da seguinte maneira: A maiúsculo, k minúsculo, e assim por diante. Vá passando entre os alunos para ver se eles estão atentos e marcando direitinho. Oriente os que precisarem de ajuda.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na ficha. Leia o enunciado e explique-o em voz alta para as crianças. Explique que aquele é o nosso alfabeto escrito no formato de letra cursiva em maiúscula e minúscula. Peça para as crianças contornaram a letra pontilhada tanto no formato de letra cursiva maiúscula quanto o formato de letra cursiva minúscula. Diga para as crianças fazerem o contorno da letra sem tirar o lápis do papel, com exceção da letra t minúscula que precisa tirar para cortar o t. Fique à disposição para ajudar as crianças com os movimentos do alfabeto.
  • Organize para as crianças uma caça ao tesouro de letrinhas! Esconda pela sala de aula, com antecedência, várias fichas as letras do alfabeto no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Divida a sala em dois grupos e explique que pela sala existem várias fichinhas com a as letras do alfabeto no formato de letra cursiva escondidas e nós precisaremos encontrá-las! Assim que a criança achar uma ficha, ela deverá falar a letra e se ela é maiúscula ou minúscula e entregar para o (a) professor (a). Ao final, faremos juntos a contagem de quantas fichas cada grupo encontrou e verificaremos quem encontrou mais fichas e quem encontrou menos fichas. Aqui, já conseguimos também de forma prática, trabalhar conceitos de quantidades.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.

Comentários

X