+


O Bebê, a Bexiga e a letra "B" - Pintura e Colagem

Essa atividade didática tem como intuito apresentar para as crianças em idade de educação infantil, a letra “B” do nosso alfabeto, no formato de letra bastão, bem grande para as crianças decorarem a letra. Para as crianças assimilarem o som a grafia da letra, escolhemos a figura de um bebê juntamente com umas bexigas, justamente por serem palavras que começam com a letra “B” e reforçam o aprendizado. Essa é uma atividade que desenvolve na criança a linguagem verbal, coordenação motora fina, expressão artística e introduz a criança no processo de alfabetização.

O Bebê, a Bexiga e a letra

Sugestões de Trabalho

  • Escreva na lousa a letra “B” bem grande no formato de letra bastão. Explique para as crianças que hoje aprenderemos mais uma letrinha do nosso alfabeto: a letra “B”. Peça para as crianças dizerem algumas palavras que comecem com a letra “B” e vá escrevendo todos os exemplos na lousa. Diga você também alguns exemplos (bebê, baú, bacia, brinco, bigode, boneca, bexiga etc.).
  • Deixe sua explicação sobre a letra “B” mais lúdica mostrando esse vídeo para as crianças "A Música da Letra B". Após o vídeo converse com as crianças sobre as palavras que apareceram no vídeo. Peça para as crianças, falarem uma de cada vez a letra “B”. É muito importante que todas as crianças falem para irem assimilando o som, a grafia e a letra. Caso alguma criança sinta-se envergonhada em falar, não force. Ao final, falem todos juntos a letra “B”.
  • Entregue um barbante para as crianças e peça para elas fazerem o formato da letra “B” na mesinha ou no chão da sala. Deixe-as à vontade para manipularem o barbante até conseguirem fazer a letra “B”. Ajude uma por uma se necessário.
  • Entregue para as crianças a atividade didática da letra “B”. Peça para elas passarem o dedo sobre todo o formato da letra “B”. Depois mostre para elas o desenho na folha e pergunte o que são os desenhos. Chame atenção que os desenhos são palavras que também começam com a letra “B”: bebê e bexiga. Depois, oriente as crianças a pintarem a letra “B” para deixá-la bem bonita e então peça para elas colarem barbante sobre todo o contorno da letra.
  • Leve jornais e revistas e entregue para as crianças pesquisarem e recortarem toda letra “B” que encontrarem. Depois, ajude-as a colar as letras recortadas em uma folha de papel. Você pode até dividir a sala em dois grupos e ao final da atividade contar quantas letras cada grupo achou e recortou.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações que as crianças leiam , ainda que não o façam de maneira convencional.

Comentários

X