(+01) 112 345 6789
+


O Número “4” – Caligrafia

Com essa atividade educativa chamada “O Número “4” – Caligrafia” é possível construir conhecimentos matemáticos básicos como ler, reconhecer e escrever os números naturais, mais especificamente o número 4, bem como a quantidade que ele representa. Através do desafio proposto também na atividade conseguimos trabalhar com quantificação de elementos de uma coleção, estimativas, contagem, pareamento, agrupamentos e comparação. Além disso, é uma atividade que faz com que a criança treine o correto movimento de escrita do número 4, desenvolvendo assim, habilidades de motricidade fina, atenção, concentração, percepção visual e raciocínio lógico.

O Número “4” – Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Faça uma roda de conversa com as crianças e falei sobre os números. Mostre 4 objetos para as para as crianças e pergunte quantos objetos você tem nas mãos. Espere pela resposta adas crianças e então escreva o número 4 na lousa. E diga para as crianças que a aula de hoje será sobre o número 4.
  • Reforce o conceito de número 4 através de músicas como: Indiozinhos, patinhos foram passear ou também “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho” e divirta-se com as crianças.
  • Faça um bingo com as crianças. Distribua cartelas com vários números de 0 a 10 e explique que você irá sortear os números, e cada vez que você disser um número, elas deverão marcar na cartela o número sorteado.
  • Mostre para as crianças o correto movimento da escrita do número 4. Escreva na lousa, ensinando bem o movimento da escrita para as crianças. Convide as crianças para irem a lousa também escrever o número 4. Depois, peça para as crianças fazerem o número 4 com o dedo no ar, seguindo o correto movimento da escrita do número.
  • Entregue para a turma a atividade educativa proposta na folha. Ensine para as crianças o movimento correto da escrita do número 4. Depois, incentive as crianças representarem a quantidade do número 4 levantando os dedos das mãos. Então, chame a atenção das crianças para o número 4 da atividade educativa. Explique que elas deverão contornar com lápis todo número “4” que encontrarem na folha e depois fazerem mais número “4” sozinhas até completarem toda a linha. Reforce que é muito importante que elas escrevam o número fazendo o correto movimento da escrita. Ajude-as se que necessário. Quando todos já tiverem terminado essa parte da tarefa, proponha o desafio das caixas de ovos. Peça para as crianças observarem as caixas de ovos, contarem os ovos de todas as caixas e então circularem a caixa que possui apenas “4” ovos.
  • Entregue uma folha em branco para cada criança e 4 pedaços de macarrão espaguete. Peça para as crianças criarem uma obra de arte usando os quatro pedaços de macarrão. Depois que todas terminarem, incentive com que cada criança apresente sua obra prima.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
Matemática Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

Comentários

X