(+01) 112 345 6789
+


O Número “5” – Caligrafia

Na Educação Infantil a matemática é estimulada nas crianças através de situações que a criança vivencia e experimenta, que despertam a curiosidade e fazem as crianças explorarem ideias e testar hipóteses. A atividade educativa “O Número “5” – Caligrafia” tem o intuito de ensinar e treinar a escrita do número 5 com as crianças, além de estimular o raciocínio lógico, a atenção e a observação com o desafio das caixas de ovos. Essa atividade permite que a criança aprenda a correta grafia do número 5, tenha noção da quantidade que o número representa, e desenvolve habilidades de coordenação motora fina, percepção visual, atenção e raciocínio lógico.

O Número “5” – Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Converse com as crianças sobre os números e diga que na aula de hoje vocês falarão sobre o número 5. Escreva o número 5 na lousa e relacione com a quantidade que ele representa. Desenhe ao lado da escrita do número, 5 estrelas. Peça para 5 crianças ficarem em pé. Fixe o número 5 por meio de estratégias concretas, peça para os alunos separarem 5 objetos e depois mostrar, contando-os.
  • Peça para as crianças escreverem o número 5 com o dedo no ar. Se possível, leve-as até um parque de areia e peça para elas escreverem o número 5 na areia.
  • Você pode usar estratégias lúdicas como a música “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho” para ensinar os números para as crianças. É divertido e favorece a aprendizagem!
  • Entregue uma folha em branco para as crianças e alguns pedaços de lã. Peça para as crianças colarem 5 pedaços de lã na folha. Fique a disposição para orientá-las se necessário. Ao final peça para cada criança apresentar seu trabalho, contando para os colegas os pedaços de lã.
  • É hora de trabalhar a atividade e educativa proposta na folha. Ensine a escrita correta do número 5, mostrando o movimento correto de como se escreve o número 5. Depois de fazer isso, peça para as crianças representarem a quantidade do número 5 com os dedinhos das mãos. Direcione a atenção das crianças para o número 5 da folha. Oriente as crianças a contornarem com lápis todo o traçado do número “5” que encontrarem na folha e depois, elas deverão fazer sozinhas mais número “5” até completarem a linha. Explique que é muito importante seguirem o movimento correto da escrita do número. Ajude-as se necessário. Quando todas tiverem finalizado essa parte da atividade, faça com elas o desafio das caixas de ovos. Peça para elas observarem as caixas de ovos abaixo e circularem a caixa que possui exatamente “5” ovos. Ajude-as, se for preciso, a encontrar a resposta desse desafio.
  • Faça uma dinâmica com as crianças. Distribua todas pelo parque ou pelo pátio e explique que elas deverão dar 5 passos para chegar a um destino. Elas poderão escolher o destino, por exemplo: até a professora, até a colega “X”, etc. Mas deverão escolher muito bem onde querem chegar pois deverão dar exatamente dar 5 passos. Depois de explicar a brincadeira, comece por você para demonstrar, após a demonstração, escolha uma criança por vez para escolher seu destino e dar os 5 passos.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Matemática Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
Matemática Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

Comentários

X