+


O Rato e o Caminho até o Queijo

Essa atividade ajuda bastante no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil, pois trabalha de forma lúdica e eficiente a coordenação motora fina e a noção espacial. Ao contornar o pontilhado para ajudar o ratinho a chegar até o queijo, a criança exercita o controle dos movimentos da mão e dos dedos, preparando-se para etapas futuras como a escrita. Além disso, desenvolve a atenção, a concentração e a percepção visual, importantes para a alfabetização e demais aprendizagens. O caráter divertido da proposta estimula a participação ativa e o envolvimento da criança na tarefa, promovendo também autonomia na resolução de desafios simples.

O Rato e o Caminho até o Queijo - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula com uma contação de história. Você pode contar a "Fábula – O Leão e o Ratinho". Depois, converse com as crianças sobre a história e ouça o relato delas com atenção.
  • Faça um caminho no chão com fita crepe a fim de ampliar a coordenação motora grossa e a percepção espacial. Cole um caminho semelhante ao da ficha no chão com fita crepe. Peça para as crianças serem o "ratinho" e percorrerem o caminho com os pés até chegar no queijo desenhado no final.
  • Apresentação da atividade: Comece reunindo as crianças em roda e apresente a proposta com entusiasmo, dizendo que o ratinho está faminto e precisa de ajuda para encontrar o caminho até o queijo. Mostre a ficha da atividade para as crianças e explique que elas deverão seguir o caminho pontilhado com bastante atenção, contornando com o lápis sem sair da linha, até chegar ao queijo. Estimule que observem o trajeto completo antes de começar. Entregue os materiais e circule entre as mesas para orientar, incentivar e apoiar as crianças durante a realização. Ao final, proponha que compartilhem como foi ajudar o ratinho e elogiem os esforços, reforçando a importância de se concentrar e persistir.
  • Faça uma atividade com massinha de modelar. Entregue massinhas coloridas para as crianças e peça que modelem o ratinho e o queijo, depois criem um caminho com bolinhas ou rolinhos, simulando a trilha. Ao final peça para cada criança apresentar sua obra e valorize cada criação.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Natureza e Sociedade Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
Matemática Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.
Matemática Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação.
Matemática Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.

Comentários

X