O Rato e o Caminho até o Queijo
Recomendado para: Creche (0 a 3 anos) | Eixos:
Artes - Animais e Plantas - Coordenação Motora -
Essa atividade ajuda bastante no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil, pois trabalha de forma lúdica e eficiente a coordenação motora fina e a noção espacial. Ao contornar o pontilhado para ajudar o ratinho a chegar até o queijo, a criança exercita o controle dos movimentos da mão e dos dedos, preparando-se para etapas futuras como a escrita. Além disso, desenvolve a atenção, a concentração e a percepção visual, importantes para a alfabetização e demais aprendizagens. O caráter divertido da proposta estimula a participação ativa e o envolvimento da criança na tarefa, promovendo também autonomia na resolução de desafios simples.

Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula com uma contação de história. Você pode contar a "Fábula – O Leão e o Ratinho". Depois, converse com as crianças sobre a história e ouça o relato delas com atenção.
- Faça um caminho no chão com fita crepe a fim de ampliar a coordenação motora grossa e a percepção espacial. Cole um caminho semelhante ao da ficha no chão com fita crepe. Peça para as crianças serem o "ratinho" e percorrerem o caminho com os pés até chegar no queijo desenhado no final.
- Apresentação da atividade: Comece reunindo as crianças em roda e apresente a proposta com entusiasmo, dizendo que o ratinho está faminto e precisa de ajuda para encontrar o caminho até o queijo. Mostre a ficha da atividade para as crianças e explique que elas deverão seguir o caminho pontilhado com bastante atenção, contornando com o lápis sem sair da linha, até chegar ao queijo. Estimule que observem o trajeto completo antes de começar. Entregue os materiais e circule entre as mesas para orientar, incentivar e apoiar as crianças durante a realização. Ao final, proponha que compartilhem como foi ajudar o ratinho e elogiem os esforços, reforçando a importância de se concentrar e persistir.
- Faça uma atividade com massinha de modelar. Entregue massinhas coloridas para as crianças e peça que modelem o ratinho e o queijo, depois criem um caminho com bolinhas ou rolinhos, simulando a trilha. Ao final peça para cada criança apresentar sua obra e valorize cada criação.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI02CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Artes Visuais | Observação e identificação de imagens diversas. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial. |
Matemática | Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais. |
Matemática | Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. |
Matemática | Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. |