+


O Saci e a letra “S” – Pintura e Colagem

Com a proposta de introduzir as crianças da Educação Infantil no processo de alfabetização e direcioná-las para reconhecimento das letras, essa atividade educativa da letra “S” possibilita que as crianças aprendam, de maneira natural e lúdica, a perceberem o som e a grafia da letra “S”, ao mesmo tempo que vão desenvolvendo habilidades de coordenação motora fina e expressão artística. Por ser uma atividade educativa instrutiva e muito simples, ela pode ser utilizada por pais e/ou educadores (as), na escola ou em casa, garantindo assim uma aprendizagem mais estimulante para as crianças.

O Saci e a letra “S” – Pintura e Colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Recorte uma letra “S” bem grande em E.V.A e coloque no meio da lousa para iniciar a aula. Informe para as crianças que a aula de hoje é para conhecermos a letra “S”. Capriche na pronúncia e estimule as crianças a pronunciarem com você a letra “S”. É muito importante que as crianças assimilem o som a grafia da letra.
  • Mostre esse vídeo para as crianças A Letra S, para tornar mais lúdica a explicação sobre a letra “S”. Converse com as crianças sobre o som e as palavras que aparecem no vídeo com a letra “S” (Soldado, sapo, sabonete), e depois pergunte para as crianças mais exemplos de palavras que começam com a letra “S”. Dê exemplos também de palavras com a letra ”S” para ajudar as crianças: saci, sábio, sabedoria, sopa, sino, etc.
  • Estimule as crianças a fazerem com o dedinho no ar, o traçado da letra “S”. Entregue massinhas de modelar e estimule cada criança a criar sua própria letra “S” de massinha da cor de sua preferência. Fique à disposição das crianças para ajudá-las na moldura da letra.
  • Cante com as crianças a música “o Sapo não lava o pé”. Você pode encontrar a letra da música na íntegra aqui: Cantiga Popular – O Sapo não Lava o Pé”. Ao final pergunte para as crianças qual a letra inicial da palavra Sapo. Escreva na lousa e destaque a letra “S”.
  • Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Leia o enunciado em voz alta e explique a atividade calmamente para a criança. Peça para as crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Saci, que é uma figura mitológica do folclore brasileiro. Você pode contar algumas histórias sobre o Saci para as crianças. Chame atenção para a palavra Saci que começa com a letra “S”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “S”. Depois peça para as crianças escolherem a cor de sua preferência e pintarem com giz de cera toda a letra “S”. Feito isso, oriente as crianças a passarem cola colorida sobre o traçado da letra.
  • Você pode confeccionar com a criança um Alfabeto de Parede , são várias as opções que preparamos nessa postagem. Escolha a de sua preferência e produza com as crianças. Você pode ir confeccionando aos poucos conforme for trabalhando as letrinhas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Natureza e Sociedade Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

Comentários

X