(+01) 112 345 6789
+


O Sapo não lava o Pé - Jogo das Sombras

Essa atividade educativa permite o trabalho com música através da cantiga popular “O Sapo não Lava o Pé” e também possibilita que crianças em idade de Educação Infantil explorem o ambiente e o objeto por meio de manipulação e observação em busca da sombra correta no desenho. É uma atividade que possibilita também o desenvolvimento de habilidades de ritmo, coordenação motora fina, percepção visual e raciocínio. É uma atividade bastante lúdica e instrutiva, que permite também o trabalho sobre temas como partes do corpo, animais da fauna brasileira, higiene e até mesmo letras do alfabeto para crianças em idade de alfabetização.

O Sapo não lava o Pé - Jogo das Sombras - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Saia com as crianças para um passeio pelo pátio ou quadra da escola. Chame a atenção das crianças para observarem suas sombras e a sombra de seus amigos. Explique para as crianças de maneira simples o que é aquela sombra: Você pode dizer que toda sobra é um espaço com falta de luz que foi obscurecido por um corpo opaco, ou seja, pode ser o contorno de uma figura que fica entre ela e o foco de luz. Em linhas gerais, podemos dizer que a luz bate no corpo e este projeta sua sombra no chão ou na parede, dependendo da posição em que está. Pelo passeio oriente a observação das crianças para todas as sombras que encontrarem, pode ser de pessoas, objetos, etc. Peça para elas mostrarem toda sombra que encontrarem.
  • Explique que a sombra sempre representa um corpo ou um objeto que ela reflete e, portanto, seu formato é igual ao daquele que ela projetou. Apague as luzes da sala de aula e acenda algumas lanternas. Brinque com as crianças de criar figuras projetando a sombra das mãos nas paredes.
  • Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Mostre a música do “Sapo não lava o pé” para as crianças e cante várias vezes com elas. Em seguida, diga que precisaremos ajudar o sapo a encontrar sua sombra correta, ou seja, aquela igualzinha ao desenho do sapo. Peça para as crianças observarem com calma todas as sombras e a compararem com o desenho. Vá fazendo a atividade junto das crianças, orientando a percepção das crianças para os detalhes. Quando encontrarem a sombra correta, oriente as crianças a circularem a sombra do sapo.
  • Converse com as crianças sobre o sapo. Informe que ele é um animal da fauna brasileira e fale um pouquinho sobre ele. Ele se alimenta basicamente por insetos e quando vai comer lança sua língua que tem a ponta pegajosa e acaba grudando sua comida. Ele se movimenta pulando bem alto. É um animal terrestre mas vive perto de onde tem água pois depende dela para manter sua pele úmida. Você pode mostrar esse vídeo, "Sapo“, para ilustrar sua explicação.
  • Através de brincadeiras, você pode trabalhar mímicas com as crianças. Você dá o comando e elas imitam. Podem imitar o salto do sapo, o biquinho do peixe, as asas de um pássaro e imitar expressões comuns do ser humano, como correr, caminhar, pular, etc.
  • Você também pode aproveitar a cantiga popular descrita na atividade e trabalhar diversos outros temas como sugerimos aqui neste post "Cantiga Popular- O Sapo Não Lava o Pé".

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Música Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
Artes Visuais Observação e identificação de imagens diversas.
Natureza e Sociedade Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
Matemática Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.

Comentários

X