(+01) 112 345 6789
+


O Zumbi e a Letra “Z” – Pintura e Colagem

Quando as crianças começam a visualizarem e reconhecerem as letras se dá o início do processo de alfabetização, e, esse é o momento certo de apresentar para elas as letras do nosso alfabeto, sempre, se possível, relacionando a grafia, o som e utilizando exemplos de palavras que comecem com aquela letra específica que está sendo ensinada. Pensando nisso, trouxemos essa atividade educativa da letra “Z” que possibilita iniciar a criança no processo de alfabetização, prepará-las para reconhecimento das letras mais especificamente a letra “Z” e posteriormente prepará-las também para escrita e leitura. Esta atividade possibilita que as crianças aprendam de maneira lúdica a reconhecer a letra “Z” e ao mesmo tempo, desenvolve habilidades de motricidade, percepção visual e arte. Além disso, a atividade também possibilita o trabalho com o tema Halloween devido ao Zumbi representado na figura da letra “Z”.

O Zumbi e a Letra “Z” – Pintura e Colagem  - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Se você está em época de Halloween ou dia das Bruxas, pode iniciar sua aula explicando um pouquinho sobre essa data comemorativa e todas as figuras que simbolizam essa data. Uma das figuras é o Zumbi, que é figura da ficção, não existe na vida real e é caracterizado por ser um morto-vivo. Ele aparece muito nas histórias de terror e é um dos símbolos do Halloween. Converse com as crianças sobre isso, deixe-as falarem livremente. Depois da conversa, chame a atenção das crianças para a palavra Zumbi que começa com a letra “Z” e que é a letrinha do nosso alfabeto que aprenderemos hoje.
  • Se possível, mostre esse vídeo para a turma Letras – A Letra “Z”. Após o vídeo, converse com as crianças sobre o vídeo e pergunte quais palavras aparecem no vídeo com a letra “Z” (zíper, zagueiro, zangão, zig-zag, etc.). Vá anotando as palavras na lousa, dando sempre destaque para a letra Z. Pergunte para as crianças se elas sabem dizer mais palavras com a letra Z. Ajude-as dando exemplos também: zero, zabumba, zumbi, etc.
  • Faça em E.V.A a letra “Z” no formato bastão, bem grande e cole-o na lousa da sala de aula. Mostre para as crianças que aquela é a letra “Z” e estimule as crianças falarem com você: “Z”. Pronunciem todos juntos e depois peça para que cada criança fale sozinha, uma por vez. Dessa maneira, elas vão associando o som com a grafia da letra. É muito importante que as crianças falem, uma por vez e todas juntas. Você pode até propor uma brincadeira de falar a letra “Z” em diferentes timbres (baixinho, alto, gritando, falando grosso, fininho, cantando etc.).
  • Peça para as crianças traçarem a letra “Z” no ar com o dedinho e depois peça para que que elas tracem a letra “Z” sobre a carteira. Depois, entregue pedaços de canudinhos para as crianças e ensine-as a confeccionarem com os pedaços de canudinho, o traçado da letra “Z”. Você pode fazer primeiro para mostrar para as crianças como se faz. Vá passando de criança em criança para ajudá-las nesse trabalho.
  • Entregue para as crianças a atividade da letra “Z” proposta na ficha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Peça para crianças identificarem o que é o desenho. Converse com as crianças sobre o Zumbi que é um personagem de ficção muito falado no dia das Bruxas ou Halloween. Converse com as crianças sobre essa data comemorativa e reforce que Zumbi não existe na vida real. Ressalte que a palavra Zumbi começa com a letra “Z”. Peça para as crianças passarem o dedinho sobre o traçado da letra “Z” e depois escolherem uma cor e pintarem toda a letra “Z”. Quando terminarem, peça para as crianças colarem pedaços de fita crepe sobre o traçado da letra para decorá-la.
  • Proponha uma brincadeira com as crianças. Sentadas em roda, cada criança deverá falar uma palavra com a letra “Z” e tocar na próxima criança para passar a vez. A criança só poderá passar a vez depois de falar uma palavra com “Z”. Todos podem ajudar todos, e pode inclusive repetir a palavra. Afinal, o intuito da brincadeira é falar o máximo possível de palavras com “Z” para o aprendizado da criança.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF05 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

Comentários

X