+


Os Soldados e a Bandeira - Labirinto e Pintura

O soldado é o profissional responsável por proteger e lutar pela nação. No Brasil, todo ano no dia 25 de agosto é comemorado o dia do Soldado e, essa data comemorativa possibilita o trabalho com as crianças de vários temas importantes para a formação enquanto cidadão. E é esse o objetivo dessa atividade educativa, além de mostrar apara as crianças a importância desses profissionais para nosso país, também desenvolver o senso de nação e habilidades como raciocínio, percepção visual e coordenação motora fina.

Os Soldados e a Bandeira - Labirinto e Pintura - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Fazer uma roda de conversa com os alunos e perguntar se eles sabem o que é um Soldado. Ouvir pacientemente a resposta das crianças e então explicar que o Soldado é o profissional de carreira militar que tem a missão de lutar e proteger nosso país e toda nossa nação.
  • Explique que existem diferentes tipos de soldados e mostre-os para as crianças. Você pode pegar as imagens da internet e projetá-las para as crianças assistirem. Explique também para as crianças porque existe no Brasil uma data só para comemorarmos o dia do Soldado, diga quando é a data e como ela surgiu.
  • Proponha para as crianças a construção de um chapéu feito de papel. Faça um para as crianças verem, dobrando as folhas e depois, faça outro junto com as crianças. Depois de pronto, oriente as crianças a pintarem seus chapéus como preferirem.
  • Com os chapéus na cabeça, simule com as crianças a marcha dos soldados. Marche com as crianças em fila pela escola executando comandos simples como: direita vou ver! Mão na cintura vou ver! E assim por diante!
  • Apresente essa música para as crianças: Marcha Soldado”, assista várias vezes se elas tiverem interesse. Cantem juntos quando as crianças aprenderem a letra.
  • Inicie o trabalho com a atividade educativa proposta na folha. Leia e explique o enunciado em voz alta para a criança. Explique que os soldados precisam proteger a bandeira do Brasil e para isso precisam chegar até ela. Por isso, as crianças devem achar e traçar o caminho que leva cada soldado até a bandeira. Diga que as crianças podem usar o giz de cera de sua preferência para traçar o caminho e podem até se quiserem, traçar um caminho de cada cor. Deixe que as crianças façam sozinhas a atividade, mas vá ajudando em caso de necessidade.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Natureza e Sociedade Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.

Comentários

X