(+01) 112 345 6789
+


Perto e longe

Com esta atividade educativa as crianças em idade pré-escolar podem desenvolver a criatividade, a observação e atenção, a percepção, os movimentos naturais e, ainda, aprender conceitos matemáticos como "perto" e "longe". Por ser um material lúdico, pais e professores podem utilizá-lo como mais um recurso didático no processo de alfabetização.

Perto e longe - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Realize a atividade proposta na ficha. Leia as instruções e peça para que os alunos observem os desenhos. Utilizando giz de cera ou lápis de cor, peça para que as crianças pintem o desenho do menino que está mais perto da bola e circulem o desenho daquele que está mais longe.
  • Disponha objetos pela sala de aula e peça para que as crianças identifiquem-os de acordo com suas posições. Por exemplo, faça perguntas como: "Qual é o objeto que está mais perto da porta?", "Qual objeto vocês acham que está mais longe do(a) professor(a)?", etc.
  • Proponha uma brincadeira a quadra de esportes. Faça um círculo grande no chão com giz de lousa ou fita e disponha as crianças segundo o desenho do círculo. Explique para a turma que você dará comandos como "perto ou longe", "dentro ou fora" e eles devem pular para perto ou para longe do círculo (para dentro ou para fora) conforme seus comandos.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
X