(+01) 112 345 6789
+


Pintura e colagem - Árvore de Natal

Por meio do lúdico as crianças na educação infantil podem ter contato com diferentes materiais, manipulá-los e explorá-los através de atividades de colagem. Com isto, o objetivo desta atividade com colagem e pintura da árvore de natal é possibilitar a manipulação e exploração de papéis de diferentes texturas, tinta, lápis de cor ou giz de cera, visando o desenvolvimento de habilidades artísticas na alfabetização.

Pintura e colagem - Árvore de Natal - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente uma música, poema ou história sobre o Natal. Como exemplo, você pode utilizar o livro "A Árvore do Beto" de Ruth Rocha que conta uma linda história de Natal.
  • Providencie papéis de diferentes texturas para as crianças manipularem. Você pode separar papel crepom, celofane e papel de seda coloridos. Peça aos alunos para amassar, torcer, rasgar, fazer bolinhas e picotar com mãos.
  • Mostre a atividade proposta na ficha e peça para que as crianças pintem a árvore de natal. Peça que escolham o tipo de papel que utilizar para enfeitar a árvore (bolinhas de papel, papel picotado, etc.). Para crianças maiores (a partir de 4 anos) você pode orientar o uso da tesoura para recortar os papéis.
  • Sugira a confecção de um cartão de natal, utilizando materiais de colagem para enfeitar o cartão. Por exemplo, vocês podem criar um cartão com uma árvore de natal feita de botões ou canudinhos; ou mesmo um cartão com um desenho livre de natal. Depois de pronto, os cartões podem ser entregues aos pais.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI03EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
EI03EO06 O eu, o outro e o nós Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
EI03CG02 Corpo, Gestos e Movimentos Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

Comentários

X