(+01) 112 345 6789
+


Pintura e colagem - Árvore de Natal

Por meio do lúdico as crianças na educação infantil podem ter contato com diferentes materiais, manipulá-los e explorá-los através de atividades de colagem. Com isto, o objetivo desta atividade com colagem e pintura da árvore de natal é possibilitar a manipulação e exploração de papéis de diferentes texturas, tinta, lápis de cor ou giz de cera, visando o desenvolvimento de habilidades artísticas na alfabetização.

Pintura e colagem - Árvore de Natal - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Apresente uma música, poema ou história sobre o Natal. Como exemplo, você pode utilizar o livro "A Árvore do Beto" de Ruth Rocha que conta uma linda história de Natal.
  • Providencie papéis de diferentes texturas para as crianças manipularem. Você pode separar papel crepom, celofane e papel de seda coloridos. Peça aos alunos para amassar, torcer, rasgar, fazer bolinhas e picotar com mãos.
  • Mostre a atividade proposta na ficha e peça para que as crianças pintem a árvore de natal. Peça que escolham o tipo de papel que utilizar para enfeitar a árvore (bolinhas de papel, papel picotado, etc.). Para crianças maiores (a partir de 4 anos) você pode orientar o uso da tesoura para recortar os papéis.
  • Sugira a confecção de um cartão de natal, utilizando materiais de colagem para enfeitar o cartão. Por exemplo, vocês podem criar um cartão com uma árvore de natal feita de botões ou canudinhos; ou mesmo um cartão com um desenho livre de natal. Depois de pronto, os cartões podem ser entregues aos pais.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
X