(+01) 112 345 6789
+


Pipoca - Colagem

Com esta atividade educativa, educadores (as), pais e até mesmo titios (as) podem contribuir no processo de aprendizagem das crianças da educação infantil, através de técnicas que desenvolvem a coordenação motora fina e o controle das mãos e dedos para manipulação de diferentes materiais. Nesta atividade, as crianças devem utilizar pipocas de verdade para decorar o desenho do saco de pipoca, explorando assim novas texturas e sensações. Além disso, podem ser trabalhados também os temas alimentos e festas típicas como Festa Junina.

Pipoca - Colagem - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Peça aos pais e responsáveis, com antecedência, que enviem pipocas para a realização da atividade. As pipocas deverão ser enviadas prontas pela criança.
  • Introduza a aula falando sobre a pipoca. Pergunte para as crianças quem conhece esse alimento, quem já comeu, onde comeu, se gosta ou não de pipoca. Mostre para as crianças que a pipoca é um alimento feito a partir de um tipo de milho, o milho-pipoca, mostre o milho para as crianças e explique que depois esse tipo de milho que é bastante aquecido, ele estoura e vira pipoca! Informe que a pipoca é um alimento que traz muitos benefícios a saúde. Proponhas as crianças que provem um pouco de pipoca para saborearem e perceberem qual o gosto tem e se gostam.
  • Explique aos alunos a atividade proposta na folha. Estimule que eles pintem o saco de pipoca da cor de sua preferência e depois colem as pipocas nos locais indicados, algumas dentro do saco e outras caídas por fora. (Se você não tiver pipoca de verdade pode fazer com bolinhas de papel amassado ou mesmo massinha de modelar). Você pode aproveitar esse momento para trabalhar com as crianças conceitos de dentro e fora, é só ir perguntando para as crianças quantas pipocas caíram fora do saco? Quantas pipocas vocês conseguiram colar dentro do saco? Assim, esses conceitos vão sendo assimilados pelas crianças de maneira natural e lúdica.
  • Ouça com as crianças a música "Pipoca" e depois converse sobre as informações que foram dadas na música. Coloque o vídeo "Palavra Cantada - Pipoca" e tente reproduzir a brincadeira criando movimentos adequados a sua turma.
  • Aproveitando que a pipoca é muito usada nos cinemas e também é um alimento típico das festas juninas, faça um cineminha com as crianças. Providencie saquinhos de pipoca, entregue para as crianças e passe esse desenho para elas assistirem "Sítio do Pica Pau Amarelo - Festa Junina" ou escolha um de sua preferência.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO03 O eu, o outro e o nós Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
EI01CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
EI01ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
EI01ET03 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02ET04 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Movimento Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Artes Visuais Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Matemática Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Matemática Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos.

Comentários

X