(+01) 112 345 6789
+


Reconhecendo a cor vermelha com as frutas

Esta atividade educativa possibilita trabalhar, através do lúdico, a coordenação motora, a oralidade e musicalidade, o paladar e também desenvolver o conhecimento sobre as cores. Com esta atividade as crianças podem, além de aprender a identificar a cor vermelha através das frutas e outros objetos dentro da sala de aula, também aprendem sobre a importância das frutas na nossa alimentação.

Reconhecendo a cor vermelha com as frutas - atividade educativa para Creche (0 a 3 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie com a turma uma roda de conversa sobre as frutas. Discuta com eles a importância das frutas para o nosso bem-estar e nossa saúde em geral. Estimule a conversa dando ênfase às frutas de cor vermelha, que será a cor trabalhada nesta atividade.
  • Explore a musicalidade e oralidade utilizando poemas, rimas, vídeos ou canções sobre os frutas. Uma sugestão é a música "Rock das Frutas".
  • Você também pode mostrar o vídeo da música "Rock das Frutas" para as crianças e perguntar quais as frutas que elas acham que são da cor vermelha.
  • Proponha às crianças a atividade educativa da ficha. Peça que elas observem com atenção todas as frutas da atividade. Aproveite para nomear as frutas da atividade que são da cor vermelha (morango, maçã, cereja, melancia e romã) e, em seguida, peça que as crianças circulem estas frutas. Após realizarem a atividade, você pode pedir que desenhem a fruta de que mais gostam usando a cor vermelha. Aproveite para observar como está a evolução do desenho, coordenação motora e criatividade de cada criança.
  • Distribua para as crianças o desenho de alguma fruta, por exemplo maçã ou morango, e peça que pintem o desenho com giz de cera, lápis de cor ou tinta guache. Em seguida, peça que picotem com as mãos papel crepom vermelho (ou da cor referente à fruta do desenho), façam bolinhas e colem sobre o desenho pintado. Confeccione também com as crianças frutas de jornal ou massinha de modelar. Se utilizar jornal, depois de confeccionar as frutas vocês podem pintá-las com tinta guache nas cores correspondentes.
  • Combine com os pais, através de bilhetes, para mandarem alguma fruta que a criança mais goste. No dia de trabalhar com as frutas, pique em pedaços para que as crianças possam degustar e, no momento da degustação, faça perguntas sobre o gosto da fruta. Você também pode fazer uma aula prática, preparando com as crianças diferentes sucos utilizando as frutas.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02EO03 O eu, o outro e o nós Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02EO04 O eu, o outro e o nós Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02TS02 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02TS03 Traços, Sons, Cores e Formas Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
EI02EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET01 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
EI02ET05 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Música Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Artes Visuais Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.

Comentários

X