(+01) 112 345 6789
+


Recorte e colagem - menina

O objetivo desta atividade educativa para crianças em idade pré-escolar é auxiliá-las a identificar as partes do corpo e suas funções, conscientizar sobre os cuidados e higiene com o próprio corpo, expressar sua criatividade e ampliar seu conhecimento de criação, bem como desenvolver sua coordenação e capacidade motora. Com esta atividade lúdica, pais e professores podem proporcionar às crianças um processo de ensino e aprendizagem mais divertido e estimulante.

Recorte e colagem - menina - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Proponha à turma uma brincadeira de observação do próprio corpo e do corpo do colega no espelho. Discuta com eles cada parte do corpo humano, nomeando suas semelhanças e diferenças. Incentive-os a expressarem suas ideias.
  • Proponha atividades e brincadeiras em que as crianças possam tocar seu próprio corpo, ou o dos colegas, e percebam seus ossos, articulações, batidas do coração, batidas do pulso. Proponha também brincadeiras em que as crianças possam observar os dedos das mãos, as suas diferenças e aprendam a nomeá-los.
  • Organize as crianças em uma roda e através de atividades orais e/ou práticas peça que a turma identifique as partes do corpo, apalpando-as e nomeando-as.
  • Utilizando revistas antigas, solicite às crianças que recortem partes do corpo humano e depois colem formando corpos engraçados. Em seguida, peça que ilustrem através de desenhos o corpo humano. Este tipo de atividade proporciona momentos de muita diversão e as crianças adoram.
  • Apresente às crianças a atividade proposta na ficha de atividades. Ajude-as a recortar cada segmento do corpo da menina para colar sobre sua sombra (na página 2), formando seu corpo.
  • Para explorar a criatividade dos alunos, realize uma atividade de confecção de bonecos/bonecas utilizando jornais, sucatas ou até meias antigas.
  • Construa um quebra-cabeça com figuras do corpo humano, de tal forma que as crianças possam trocar as partes e construir seus próprios personagens.
  • Converse com a turma sobre os cuidados com corpo e a importância de tomar banho diariamente, cortar as unhas, lavar as mãos, manter os cabelos limpos, escovar os dentes, etc. Ainda, se a escola dispor de um laboratório, você pode levar as crianças para observar o esqueleto.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Movimento Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Movimento Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Artes Visuais Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Natureza e Sociedade Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Natureza e Sociedade Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
Natureza e Sociedade Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
X